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Segunda - 29/03/2010 às 15:49

Como ensinar uma lição

Detalhes como ensinar uma lição bíblica


A - Definições:

1- Uma lição bíblica: É uma série de ensinos colhidos de uma história da palavra de Deus e
aplicados á vida do aluno.

A lição deve incluir:

a- A mensagem da salvação, com aplicação à vida do aluno não salvo.
b- Oportunidade para o aluno não salvo, aceitar a Cristo.
c- Ensino para o aluno salva.
d- Oportunidade para o aluno salvo tomar novos passos na vida Cristã.

2- Uma história: É um fato sucedido que esclarece verdades espirituais. A historia é um dos
mais eficientes meios de ensino, porque:

a- Mantém o interesse da classe.
b- Torna claro e prático o ensino.
c- É facilmente lembrada e ficará guardada na memória da criança para futuras
necessidades.
d- Sugere normas de comportamento sem que se diga ”faça isso” ou “não faça aquilo”.
e- Ensina doutrinas bíblicas de forma interessante e convincente.
f- Desperta no aluno a correta atitude mental em relação ás coisas de Deus.
g- Toca o coração, a fonte das ações.
h- Se o aluno for criança automaticamente deseja imitar o herói da história, sem que isso
lhe seja solicitado.
i- É o método que Jesus Cristo, o grande Mestre, usou ao ensinar.

B- Finalidade da lição:

A finalidade da lição é ganhar almas para Cristo e doutrina-las nas verdades
fundamentais da bíblia. Sempre em nossa classe haverá dois tipos de alunos: os não salvos
e os salvos. Em cada lição apresentada devemos, portanto incluir ensinamento para cada
um.

1- Ensino à criança NÃO SALVA: A finalidade é apresentar a mensagem da salvação. Ao
referir-se á realidade do pecado e ao valor do sangue de Cristo, convém citar versículos
bíblicos que mostram essas verdades.

2- Ensino à criança SALVA: A finalidade é aplicar determinado aspecto da história à vida
do aluno, para que ele de mais um passo no seu crescimento, fique mais firme em sua fé e
entenda melhor as normas de conduta Cristã.

C – Preparação da lição:

1- Ore: Pelos alunos, por você mesmo como professor, pela preparação e apresentação da
lição.

2- Estude: II Timotéo 2:15
a- Separe uma hora no começo da semana para início do preparo.
b- Prepare cada lição novamente, mesmo que seja conhecida.
c- Leia a passagem bíblica, pelo menos três vezes:

1º leitura: para obter uma idéia geral da historia, lição e personagens.

2º leitura: para compreender e conhecer melhor os personagens da história, seus motivos,idéias, desejos.

3º leitura: para analisar o ensino espiritual da passagem.

d- Estude a lição no manual, procurando também outras fontes de informação, como concordância, dicionário bíblico, etc...

e- Permita que o Senhor fale ao seu próprio coração através da lição. Se ela for preciosa para você, falará também ao coração de seus alunos.

3- Decida: Qual será o ensino a criança salva.

4- Organize a matéria: preparando um esboço:

a- Começo:

1- Capture a atenção com a primeira frase. Este é o melhor ponto para prender o interesse da classe, e o pior para perde-lo.

2- Não comece dizendo: “Hoje quero contar-lhes uma historia sobre...” entre na história sem esta introdução.

3- O começo deve ser breve, promissor e vivo. Existem diversos métodos: uma pergunta, um objeto, uma ilustração, uma frase, recapitulação, entrar diretamente na história.

b- Andamento:

1- Visualize para si mesmo a história que vai contar. Lembre-se que os personagens são
pessoas como nós, com sentimentos, emoções e desejos. Você não poderá contar a história
eficientemente se não a viveu para si mesmo.

2- Prepare o que vai dizer: veja-o claramente em sua mente colocando os acontecimentos
em ordem lógica.

c- Clímax:
Resolva onde será o clímax da lição – o ponto mais alto e mais interessante da história.
Será difícil prender a atenção dos alunos depois do clímax ser ultrapassado. Por isso, será necessário levar a lição logo à conclusão.

d- Conclusão:

1- Para criança salva, este deve ser um desafio final e oportunidade para ela tomar uma decisão de acordo com o ensino da lição.

2- Para a criança não salva deve haver apelo e oportunidade para aceitar Cristo como Salvador. Use um dos métodos para mostrar o caminho da salvação.

3- Coloque em ordem todo o material visual a ser usado: figuras, cenários, cartazes, etc...

4- Treine a história e o uso de visuais. Não decore a lição.

5- Entregue-se a si mesmo e a lição ao Senhor.

a- Confie no Espírito Santo para que Ele traga à sua mente os pensamentos que Ele quer que use.

b- Lembre-se que a palavra de Deus não falhará. Is. 55:11 e 12. caso não se veja resultados na hora saiba que a semente foi plantada.

c- Espere também resultados na hora. Lembre-se porém, de que toda glória é do Senhor.

d- Deus promete guardar as crianças que aceitam a Cristo. Devemos confiar e agradecer-lhe por fazer isto.

D – A apresentação da lição.

1- A aparência do professor:
a- Os alunos respeitam um professor que toma cuidado com sua aparência, ele deve
ensinar a modéstia pelo seu próprio exemplo. Não use enfeites de mais ou roupas que
chamem a atenção e distraiam a classe.

b- Sua confiança no Senhor evidencia-se através do seu porte. Mantenha seu corpo em
posição ereta, mostrando-se ao mesmo tempo à vontade.

2- Expressões faciais:

a- O rosto do professor deve irradiar alegria e amor. Através das expressões faciais
desperta-se e prende-se o interesse dos alunos. Mostre-se entusiasmado com aquilo
que esta ensinando.

b- Procure olhar diretamente para os seus alunos, e não para um ponto qualquer da sala.
Deixe seu olhar percorrer o grupo todo e não somente um lado da classe.

3- Gestos:
Os gestos devem realçar o nosso ensino e tornar a história mais interessante. Evite gestos
inúteis e exagerados, assim como a repetição dos mesmos gestos.

4- A voz do professor:
A voz é um dom maravilhoso que Deus nos dá para transmitirmos sua mensagem. Na
narração de uma história a voz, além de transmitir idéias, cria o ambiente. Com a mudança
de tom, muda-se a cena, cria-se um clima de expectativa, representa-se diferentes
personagens, etc...

a- Varie o tom e a velocidade da voz. Abaixando a voz e falando mais devagar, chama-se
à atenção para uma parte empolgante da história.

b- Use diálogo representando os personagens da história.

c- Fale pausada e audivelmente. Não declame uma história. Use sua voz natural. O professor deve desenvolver sua voz treinando-a em casa. Leia em voz alta, com muita expressão, articulando distintamente. Respire fundo para dar ressonância e volume a voz.

5- Linguagem:
Use linguagem comum, usada na vida diária dos alunos, com frases curtas e simples,
procure usar expressões que dêem vida à história. Por exemplo, em vez de dizer: “João
estava muito alegre”, diga: “João pulava de alegria”.

6- Mantendo a atenção:

a- mantenha a atenção de todos através do suspense da história, da variação da voz,
gestos e expressões faciais.

b- Não deixe os alunos desocupados nem um minuto. Procure continuar falando e
contando a história, enquanto troca a cena no quadro.

c- Se for necessário chamar a atenção de uma criança, faça com amor e bondade. Não
eleve a voz para exigir silêncio ou atenção. Não perca a paciência. Mantenha a
dignidade de servo de Deus.

d- Desperte o interesse individual com perguntas, chamando o aluno pelo nome e
olhando diretamente para um e outro.

e- Não esgote a atenção dos alunos, o tempo deve ser de acordo com a faixa etária.

7- Sugestões:

a- Varie o método de apresentar o ensino. Use flanelógrafo, cartazes, fantoches, filmes,
dramatizações, lições objetivas, etc...

b- Ao contar histórias, use a imaginação. Ao acrescentar detalhes que não se encontram
na bíblia, estes não devem contradizer a passagem bíblica, ou os costumes da época.
Diga sempre que aquele detalhe não esta na bíblia. Por exemplo: “posso imaginar
que...” ou “pode ser que...”

c- Tenha sempre a bíblia perto de você, refira-se a ela, leia passagens curtas em lugares
apropriados dentro da lição.

E – Recapitulação:

A recapitulação de lições anteriores deve ser feita, pois uma lição é relacionada com a
outra que já foi apresentada. Pode se usar vários métodos, na recapitulação:

1- Perguntas.

2- Cartazes ou figuras já apresentados.

3- Oportunidade para o aluno contar a história da aula passada.

4- Concursos com perguntas baseadas nas histórias já contadas.

F – O uso de perguntas no ensino:

1- Faça perguntas diretas.

2- Evite perguntas que tenham respostas com sim ou não.

3- Espere as respostas.

4- Varie o tipo de pergunta.

a- imaginação: Que faria você no lugar de José?

b- Raciocínio: Porque será que Eva decidiu comer do fruto que Deus proibiu?

c- Memória: Que fez Jesus em Cana da galiléia?

G – O uso de histórias não bíblicas:

As histórias não bíblicas nunca deverão substituir as da palavra de Deus no ensino.
Porém o uso de histórias verídicas e imaginárias poderá ser útil para mostrar as crianças o
que o Senhor deseja que façam. Exemplos:

1- Salvação: Conte a história de alguém que aceitou a Cristo. Fale sobre os sentimentos
dele em relação ao pecado e a mudança que aconteceu. Isso ajudará o aluno a descobri
como ele pode receber a Cristo.

2- Crescimento: Conte sobre alguém que gostava de ler a bíblia, as coisas que descobria e
como sua vida tornava-se cada vez mais perto de Cristo.

3- Conduta: Apresente o que Cristo espera das pessoas salvas. Indicando o que devem e o
que não devem fazer.

4- Serviço: Mostre como outras pessoas servem a Deus. Se isto for mostrado de forma
interessante, os alunos seguirão seus exemplos.

EXEMPLO DE COMO SE PREPARAR A LIÇÃO O DURANTE A SEMANA:
(Por Lia Léia)

SEGUNDA-FEIRA: Leitura bíblica com meditação do texto e do contexto da lição. Você verá
que a leitura com meditação e oração, muito o ajudará na escolha de meios auxiliares de
ensino a serem usados no domingo, conforme o tempo disponível.

TERÇA-FEIRA: Leitura com meditação no manual do professor e no manual do aluno. As
idéias práticas obtidas nas questões da revista o ajudará como meios auxiliares de ensino.

QUARTA-FEIRA: Estude os personagens bíblicos envolvidos direta e indiretamente na lição.
Conforme a faixa etária de seus alunos, inclua o que puder de cronologia, de geografia
bíblica, para que assim você possa situar a lição no tempo e no espaço do mundo bíblico. O
professor precisa ter acesso a mapas bíblicos e gráficos cronológicos dos períodos da
história bíblica.

QUINTA-FEIRA: Para alunos adolescentes estude o que puder de história geral. Saiba o
que estava acontecendo no mundo secular da época em que se trata a lição bíblica,
contanto que estes fatos sejam verídicos.

SEXTA-FEIRA E SÁBADO: Prepare o seu plano de aula com oração, recapitulando tudo que esta disposto a apresentar aos seus alunos, tanto na sala de aula como tarefa para casa.

DOMINGO: No que depender de você vá para classe preparado. Lembre-se: Deus ajuda a
quem trabalha, e Ele mesmo “trabalha para aquele que Nele espera” Is. 64:4.

> Kellen Ribeiro



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