Artigos

Quarta - 04/04/2012 às 15:47

O Verdadeiro Amor

Meditem Nesse Abençoado Texto!


Olá queridos visitantes do portal UMADU!
É com grande satisfação e enorme prazer que escrevo este pensamento nessa nova etapa iniciada pela "turma de mídia umadense", desde já, meus sinceros agradecimentos à todos, e creio que será o primeiro de muitos outros.

Porque pensamento?! Você pode estar se perguntando, mas  prefiro optar por essa nomenclatura, já que ainda é tudo muito novo e não sabemos ao certo qual o caminho ele tomará. Então, vamos assim por enquanto.
Quando li a proposta dessa iniciativa no canal UMADU no facebook, logo fiquei entusiasmado com a idéia e pensei: por que não falar do amor? falar não do amor avassalador vivido nos romances, muito menos o amor dos filmes “hollywoodianos”, mas sim o mais puro amor transcrito por vezes nas escrituras sagradas, o amor pelo próximo - O homem considerado em relação a outro homem, as pessoas que nos são chegadas.
  
Quando escolhi esse tema, a primeira passagem bíblica que me veio à memória foi “de sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus\", Filipenses 2:5, e examinando esse texto, vários foram os sentimentos vividos por Jesus durante sua trajetória na terra, exposta nos evangelhos, dentre eles, o Amor.

Quando ressuscitou o filho da viúva de Naim (Lucas 7.11-15), Jesus não tinha obrigação de tê-lo ressuscitado, a não ser pelo amor na forma de compaixão, por aquela viúva. Quando parou em meio à multidão para atender a súplica de uma mulher que há doze anos sofria de um mal, aparentemente impossível de ser sanado pelos homens (Marcos 5:27-28),  o que o fez parar foi o amor que tinha pelas pessoas. Ele poderia muito bem ter seguido seu caminho, sem ao menos ter se importado. Quantas outras pessoas a ouviram gritar e nada fizeram para  aliviar o seu sofrimento?

Jesus era sabedor de todas as coisas, mas o que mais impressiona, era a sua capacidade de perdão e sua humildade. Quando Jesus santifica os elementos da Santa Ceia (Mateus 26: 26 - 28), Ele mesmo havia anunciado que alguém o trairia, que Pedro o negaria, poderia Ele sendo o Mestre, segundo os próprios discípulos o nomearam, ter apontado Judas e o desmascarado diante todos os outros, mas ele preferiu seguir como uma ovelha muda, seu plano de Salvação para o mundo.

João, segundo nos escreve em seu evangelho no capítulo de número 13, “E, acabada a ceia, tendo o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse, Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus, Levantou-se da ceia, tirou as vestes e tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido”. (João 13:2-5)

Imagine a cena, onde Jesus olhando para Judas e pedindo a ele que lavasse seus pés, sabendo que este já havia inclusive recebido vinte cinco moedas de prata (grifo próprio). (Mateus 26: 15) Jesus é filho de Deus, se quisesse poderia tê-lo consumido com uma só palavra, assim como curou o filho do centurião  com uma só palavra. (Mateus 8: 5 – 13) Jesus se quisesse poderia ter posto fim ao plano de Salvação ali, naquele exato momento, mas não, segundo escreve Paulo na carta aos Filipenses no capítulo 2 e versículo 8, Jesus foi obediente até a morte e morte de cruz, o que mais o motivaria senão o amor?

Nos dias de hoje, por muito menos existem pessoas se esbofeteando, se difamando, deixando de se falar. Jesus passou todo o sofrimento da cruz por mim e por você, foi vendido por um discípulo seu, o qual durante os últimos três anos de sua vida passou quase que todos os dias ao seu lado. O que você faria?
Voltemos à cena: Judas, dai-me os teus pés pra que eu possa lavar, imagine você, Jesus desamarrando lentamente as sandálias de Judas, e lavando primeiramente o pé direito, em seguida o pé esquerdo, sem ao menos uma palavra de maldição ser proferida, sem ao menos uma murmuração ter sido desferida contra a vida de Judas.

Você teria essa mesma humildade? Teria pelo menos essa serenidade? E esse amor, você teria?
Seria uma hipocrisia da minha parte, dizer a você leitor, que é fácil de obedecer a tal princípio, mas é necessário para que alcancemos a vida eterna. Amar o próximo quando tudo vai bem, é muito fácil, quando é um parente próximo, quando é aquele amigo mais chegado, é tranquilo mas, e aquele irmão que não te cumprimentou antes do culto? E o pastor que proferiu em seu sermão palavras que não estavam nos seus planos de ouvirem? Quando não vem aquela oportunidade tão esperada após horas de ensaio? Difícil hein?!

O amor faz parte de nós, somos seres sociáveis, seres dotados de sentimentos, não é fácil realmente passar por cima de uma situação que nos entristeceu, mas isso se faz necessário para que vivamos em uma boa comunhão uns com os outros.

Para encerrar vou citar apenas uma passagem bíblica que creio ser a conclusão deste pensamento, “Se alguém afirmar: \"Eu amo a Deus\", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ama também seu irmão”. (1 João 4:20-21) .

> Por Alfredo Neto - Redação Umadu



Comentario Enviado com Sucesso!
Fechar