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Quarta - 14/04/2010 às 00:24

Cânticos e músicas com as crianças

Utilizando o louvor na Escola Bíblica Dominical


Os Cânticos

A- O valor da música no trabalho com criança:

1-A bíblia nos manda cantar louvores a Deus (Sl. 32: 2 e 3). E Jesus disse: “Da boca de pequeninos e crianças... tirastes perfeito louvor”. (Mt. 21:16)
2-Pelos cânticos as crianças aprendem a adorar a Deus.
3- Ensinamos verdades bíblicas através dos cânticos. As crianças podem esquecer-se das nossas palavras, mas lembrarão a letra do cântico.
4- Os cânticos atraem as crianças, criando um ambiente alegre; elas gostam de cantar.
5- As crianças participam ativamente na classe ao cantarem. Os cânticos com gestos proporcionam oportunidade para elas se movimentarem e despenderem energias.
6- Os cânticos bem escolhidos dão ênfase ao ensino da lição.
7- As crianças irão cantando por toda parte, levando a mensagem do evangelho aos pais e outros.


B- Como escolher os cânticos:

1- Os cânticos devem ser escolhidos com antecedência, tendo em mente os alvos da lição do dia.
2- Escolha hinos e cânticos que contenham uma real mensagem espiritual.
3- A letra do cântico não deve ser muito difícil para as crianças entenderem.
4- A musica deve ser apropriada para crianças.
5- Escolha cânticos que preparem o ambiente para a parte do programa que introduzem: oração, oferta, lição, apelo, etc...


C- Como ensinar um cântico novo:

1- Escreva a letra no quadro ou numa folha de cartolina.
2- O professor, ou mais alguém que conhece bem o cântico, deve canta-lo uma vez.
3- Leia as palavras enquanto o acompanhante toca a musica, fazendo sobressair às notas que fazem a melodia.
4- Explique a mensagem e o significado de qualquer palavra difícil.
5- Cante com as crianças, frase por frase, repetindo as  partes difíceis diversas vezes.
6- Cante o corinho inteiro varias vezes.
7- Na aula seguinte volte a cantar o novo cântico. Bons hinos e cânticos devem ser repetidos freqüentemente. As crianças gostam de hinos que lhes sejam familiares e logo aprendem a letra de cor.


D- Regência dos cânticos:

1- Deve ser executada de forma simples e natural.
2- O líder pode marcar o compasso, mas não é necessário faze-lo sempre.
3- Ao cantar corinhos com gestos, o professor deve fazer os gestos junto com as crianças.
4- Ao ensinar um cântico novo, experimente fazer uma “escada” com as mãos, subindo e descendo de acordo com a melodia.
E- Métodos que tornam mais interessante o período de cânticos:

1- Prepare cânticos ilustrados, utilizando cartolina e figuras que ilustrem a mensagem.
2- Conte uma historia a respeito do hino: Como foi escrito ou outros fatos relacionados com ele.


F- Anotações:

1- Ore pela parte dos cânticos, para que Deus os use na vida das crianças.
2- Ensine as crianças a expressarem sua adoração através do cântico.
3- Ensine-as a cantar bem. Não permita que apenas façam ruídos.
4- Junto com os corinhos, ensine alguns hinos da igreja, ensinando uma estrofe por semana e cantando o mesmo hino todas as semanas durante pelo menos um mês.
5- Varie os métodos usados:

a- De oportunidade para as crianças escolherem um ou outro cântico, permitindo que uma criança reja de vez em quando.
b- Algumas criança poderão cantar solos ou duetos.
c- Use corinhos com contra canto.


G- Cânticos para o apelo:

1- Às vezes pode-se usar um cântico para o apelo. Peça que as crianças cantem  baixinho, permitindo que a mensagem fale ao coração das não salvas, e depois dê oportunidade para as crianças que querem aceitar a Cristo como Salvador demonstrarem sua decisão.


Memorização de versículos bíblicos:


A- A importância:

1- Estamos ensinando a Palavra de Deus, viva e eficaz. Enfatizemos aos alunos sua grande importância.
2- A infância é o tempo ideal para a memorização.
3- O Espírito Santo poderá usar a Palavra memorizada, mesmo depois de muito tempo, para convencer do pecado, apontar para Cristo, confortar o coração, etc...
4- Decorar versículos bíblicos fortalece a vida espiritual do aluno convertido, guardando-o do pecado. (Sl 119:11; Ef. 6:17)
5- Levando o aluno a memorizar a Palavra de Deus, estamos preparando-o para testemunhar e ganhar almas para Cristo.


B- Como ensinar um versículo bíblico:

1- Leia o versículo completo diretamente da bíblia.
2- Explique o sentido de qualquer palavra difícil. Faça o aluno repetir as palavras novas varias vezes.
3- Explique o ensino do versículo.
4- Repita-o com os alunos até que seja conhecido.
5- Sempre repita a referência junto com o versículo, no princípio ou no fim.


C- Diversos métodos:

1- O quadro negro: escreva o versículo na lousa antes do começo da aula. Depois de ensina-lo parcialmente, peça que os alunos fechem os olhos. Apague algumas palavras. Faça a classe olhar e repetir novamente. Depois apague outras palavras. Continue desta maneira ate apagar o verso todo e a referencia.
2- Flanelografo: Prepare figuras que ilustrem algumas palavras do verso e letreiros com as outras palavras e a referencia, tudo forrado de flanela coloque no flanelografo. Depois de repetir o verso varias vezes com as crianças, vá tirando os letreiros e figuras ao poucos.
3- Cartazes: escreva a referencia num lado do cartaz e, no verso uma figura que ilustre o versículo. Os cartazes são muito úteis para usar depois, para recapitular os versículos. Olhando a figura, os alunos devem poder dizer onde o versículo se encontra; olhando o lado da referencia devem poder repetir o verso.
4- Gestos: use gestos que combinem com o sentido do versículo. Ex: Ap. 3:20; Rm. 8:32.
5- Dedos: para alunos menores, pode-se ensinar um versículo (ou parte de um versículo) marcando nos dedos.
6- Versículos musicados: ensine o versículo cantando.
7- Perguntas: faça perguntas que o versículo responde. (Ex: Sl. 119:11; Ef. 2:8 e 9).
8- Quebra cabeça: prepare uma figura grande ou um cartaz escrevendo nele o versículo, em letras grandes. Divida o cartaz em diversas partes de formatos diferentes. Recorte estas partes. Para ensinar o versículo, junte as partes no flanelografo. Depois dos alunos decorarem o versículo, desfaça o quadro e entregue os pedaços para um aluno ou um grupo experimentar juntá-lo no flanelografo em pouco tempo. Use o quebra cabeça depois para recapitulação do versículo.
9- Vara: tome diversas folhas de papel tamanho oficio, dobrando-as uma vez. Escreva as palavras do versículo, em letras grandes, uma ou mais em cada folha. Completando versículo e referencia. Leve um cordão para a aula e estenda-o para fazer um “varalzinho”. (Dois alunos poderão seguras as pontas). Pendure as folhas do varal pelas dobras, formando o versículo. Depois que os alunos decorarem, mude a posição das folhas pondo as palavras fora de ordem. Chame um aluno para ver se pode arrumar e colocar em ordem em menos tempo.
10- Grupos: Divida o versículo em duas partes, ou mais. Divida também, a classe, cada grupo se esforçando para aprender apenas a sua parte. Depois de repetirem o versículo varias vezes, cada grupo com sua parte, verifica-se que todos aprenderam o verso inteiro sem muito esforço.


D- Anotações:

1- Faça esta parte da aula tão interessante que os alunos gostem de memorizar.
2- Escolha versículos que tenham valor para a vida espiritual dos alunos e que combinem com o ensino da lição.
3- Crie no aluno um amor à bíblia, demonstrando seu amor e reverencia para com ela. Elas observam nosso modo de manusear e ensinar a bíblia. Peça que fiquem de pé para ler ou recitar versículos bíblicos.
4- Leia o versículo na bíblia, mesmo que já esteja escrito no quadro.
5- O professor deve saber o versículo de cor e o significado do mesmo, antes de ensina-lo aos alunos.
6- Exija perfeição ao recitarem as Escrituras.
7- Seja paciente, não esteja pronto de mais em ajudar na repetição. O que se pode repetir de memória, fixa-se melhor na mente. Demasiada ajuda resulta em preguiça mental.
8- Escolhas apenas poucas palavras para os pequeninos aprenderem, as que expressam o sentido principal do verso.
9- Não é necessário sempre ensinar um novo versículo a cada semana, especialmente com crianças menores. Melhor é que aprendam seis versículos perfeitamente do que ficar com uma vaga idéia de doze.
10- Resolva quando, na aula se deve ensinar o versículo. Geralmente deve ser ensinado logo no principio, depois dos cânticos. Porem, às vezes os alunos não vão entender o sentido do versículo ate depois de ouvirem a historia. Outras vezes a um ponto no meio da lição quando se deve ensinar o verso.
11- Deve haver um período de descanso mental entre a memorização e a lição. (Um cântico, por exemplo).
12- Ensine também, trechos das Escrituras: Sl. 23; as “bem aventuranças” Mt. 5 de 3 a 11; Is. 53; I Co. 13; etc...


E- Incentivos à memorização:

1- cada aluno pode receber um lembrete, ilustrando o versículo.
2- O aluno pode preparar seu pequeno caderno, onde cada semana colará o lembrete, pintando-º no fim do trimestre os cadernos poderão ser premiados.
3- Prepare um “tiro ao alvo” para cada aluno com referencias escritas ao redor do alvo. À medida que o aluno aprende os versículos, cola-se pequenos círculos dourados junto a referencia. Ao terminar a memorização de todos os versículos, cola-se um circulo maior bem no centro.
4- Prepare “dinheiro” (falso), entregando uma nota para cada aluno que repetir seu verso sem errar. Prepare também, uma caixa de artigos de pouco valor mas que sejam interessantes para os alunos. Inclua folhetos, evangelhos, pequenos livros sem palavras, etc... Cada artigo tem seu preço. Uma vez por mês a “lojinha” estará aberta, antes ou depois da aula.
5- Não gaste todo o tempo da aula para ouvir os alunos recitarem seus versículos. O professor ou auxiliares devem ouvir o aluno individualmente antes ou depois da classe.
6- Uma lista de versículos pode ser entregue a cada aluno, deixando um espaço no fim de cada referencia onde um responsável poderá assinar seu nome depois de ouvir recita-lo sem erros. Ouvir a recitação de versículos poderá ser um ministério de alguém.
7- Lembre aos alunos que o melhor premio que recebem é espiritual – invisível mas real.

> Publicado por Kellen Ribeiro



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