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Sábado - 17/04/2010 às 13:42

Período de oração

Momento de oração nas classes infantis


Em nossas classes, devemos procurar ser bem sucedidos no que diz respeito ao período de oração, pois é o momento em que falamos com Deus.

A – Propósito do período de oração:

1- Reconhecer a presença de Deus na classe.
2- Buscar sua benção para o trabalho.
3- Ensinar os alunos a orarem.

B – Preparação para oração:

1- Converse com os alunos sobre oração: o que é, porque fechamos os olhos quando oramos, porque pedimos em nome de Jesus, quem pode orar (Mt. 6:5 a 15), quando orar (I Ts. 5:17; Ef. 6:18), etc...
2- Ensine um versículo  bíblico que fale de oração.
3- Cante um corinho apropriado para o momento.
4- Deve haver sugestões por parte dos alunos e do professor, de assuntos de louvor e petições que devem ser mencionados junto a Deus.
5- O período de oração deve ser breve, com palavras simples e frases curtas.
6- Pode-se motivar a classe usando visuais sobre o tema.
7- Não use expressões batidas e sem sentido.
8- Não deve ser convidado para dirigir a oração na classe um aluno que ainda não aceitou a Cristo.

C – Como ajudar o aluno salvo,a orar em público:

1- O professor deve orar usando palavras simples, de forma que os alunos possam acompanha-lo.
2- Sugira coisas que devem agradecer e pedir a Deus. Pergunte quem deseja agradecer ou pedir determinada coisa.
3- Peça aos alunos que já oraram anteriormente que iniciem o período, a fim de que os outros venham a segui-los.
4- Ensine a pedirem coisas concretas, em vez de petições gerais. Em vez de orar por todos os missionários, mencione os nomes e necessidade especifica.
5- Não deixe de informar aos alunos das respostas às suas orações, levando-os a agradecer a Deus por elas.
6- Em cada aula o professor pode explicar um aspecto da oração: adoração, louvor, petição, confissão, intercessão, posse das promessas, etc. A oração deve, então, ter como assunto principal nesse dia, o aspecto apresentado.

D – Disciplina durante o período de oração:

1- Insista numa atitude de perfeita atenção. Procure impressionar os alunos quanto a reverencia durante a oração e quanto à necessidade de um santo silencio, porque elas estão na presença de Deus.
2- A preparação pessoal do professor tem relação intima com a atitude que os alunos venham a tomar.
3- Procure baixar a sua voz e seja solene na sua atitude de oração. Ao mesmo tempo, fale com expressão e sentimento.
4- Se houver desordem da sala, pare e restabeleça imediatamente a ordem. Isso é um pecado, pelo qual os alunos devem pedir perdão.

E – O que impede a eficácia do período de oração:

1- Um período de oração muito longo.
2- Distrações que venham de fora da classe.
3- Falta de preparação adequada à classe antes da oração. Nunca passe bruscamente de um período de louvor movimentado para o período de oração silenciosa e reverente. Escolha um cântico apropriado para anteceder a oração, ou prepare o ambiente de outra maneira.
4- O uso de linguagem que o aluno não entende.
5- Monotonia na voz do professor enquanto ora.
6- Falta de sinceridade da parte do professor. Se o professor for fiel na sua vida de oração, isso se refletirá automaticamente nos alunos.

F – Respostas à oração:

   Ensine aos alunos a orar como se estivessem conversando com seus pais. Eles estão falando com o Pai Celestial, que os ama e está ansioso de os receber e ouvir. Deus se agrada em responder as orações de seus filhos. Ele sempre responde da seguinte forma:

1- SIM – se o que lhe pedimos for para o nosso bem e se for da Sua vontade.
2- NÃO – se não for para o nosso bem.
3- ESPERE – se não estivermos preparados para receber a resposta, se houver algum pecado em nossas vidas que esteja impedindo a Deus de responder SIM, ou se for melhor que a resposta nos seja dada mais tarde.

G – Nossa parte na resposta à oração:

1- Fidelidade na oração.
2- Vontade de ser usado por Deus para obtenção da resposta.
3- Completa confiança no Pai e na sua vontade perfeita.
4- Uma consciência livre diante do Senhor. (Sl. 66:18).

H – Incentivos:

1- Pode ser confeccionado um grande envelope aonde os alunos vão colocando os pedidos de oração, após um certo tempo, depois de respondidos retira-se o pedido e todos agradecem a Deus.
2- Num calendário pode-se marcado em determinado dia um pedido especifico.
3- Um caderno pode ser feito com a finalidade de anotarem os pedidos de oração, e após serem respondidos agradecer a Deus.

> Publicado por Kellen Ribeiro



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