Artigos

Sexta - 25/01/2013 às 20:50

Reflexão: a Vida De Jó

Jó Provou Do Sobrenatural De Deus Em Todas As áreas Da Sua Vida, Por Sua Fidelidade e Coragem De Lutar Contra Os Desejos e Desígnios Humanos, Firmados No Seu Redentor.


A paz do Senhor queridos! Uma boa semana a você que está acessando este site! Não sei se é a sua primeira vez por aqui, mas espero que não seja a última e que possamos sempre contar com a sua visita.
Nesse texto eu gostaria de compartilhar com vocês uma pequena reflexão baseada na vida de Jó, “homem integro e correto, temente a Deus e que se esforçava para não praticar o mal” (Jó 1,1).
A história de Jó é bastante conhecida, não só por aqueles que não são conhecedores da bíblia, mas, também, por todos que geralmente apreciam uma boa história.
Jó era um homem rico, “(...) tinha sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois (...)” era cheio de posses e virtudes, virtudes essas, aliás, que o próprio Deus faz questão de ressaltar.
A bíblia diz no capítulo 1º do livro de Jó que, numa certa ocasião, quando os anjos se reuniram na presença de Deus, satanás estava no meio deles e o Senhor então perguntou a satanás: “de onde você veio?”. Então este respondeu: “estive rodeando a terra, passeando por ela”. E o Senhor mais uma vez o questiona: “você observou meu servo Jó? Pois não há homem igual a ele em toda a Terra, tão íntegro e correto, temente a mim e cuidadoso para não cometer mal algum!” O inimigo mais do que depressa respondeu: “mas Senhor! Jó tem mais do que razão de ser temente a ti, pois deu a ele o de melhor: família, amigos, funcionários e os bens materiais dele só se multiplicam, todos os projetos dele prosperam. Ele tem as melhores casas. É muito evidente a benção do Senhor sobre a vida de Jó. Então, por qual motivo ele deixaria de ser temente ao Senhor? Permita-me tirar tudo quanto ele tem, pra sabermos se teu servo ainda permaneceria fiel como o Senhor diz ser”.
Deus tinha tanta convicção da fidelidade de Jó que permitiu que satanás tocasse em tudo quanto possuía, menos, em sua vida, e assim se fez. Primeiro foram seus filhos, em seguida, um pouco do rebanho foi saqueado e o restante morreu queimado; seus funcionários foram mortos à espada; todos os seus bens dentro de instantes se tornaram em nada, viraram apenas pó, cinzas e recordações.
Quando Jó recebe essa notícia, sem saber do motivo pelo qual o Senhor permitiu que essas coisas acontecessem, ele se coloca de pé, rasga suas vestes e lança seu rosto junto ao chão em adoração, e diz: “nu eu vim do ventre da minha mãe e nu eu voltarei para lá, bendito seja o Teu nome Senhor. Tudo o que eu tenho foi o Senhor quem me deu, mas os tomou, porém tem os seus motivos, louvado seja o teu Santo e Bendito nome!”.
É de rir, chorar, arrepiar, alegrar, tudo ao mesmo tempo! Não sei qual é a sensação que devo ter quando eu leio essa história, pois este homem tinha tudo para questionar a vontade de Deus na sua vida, e ao invés disso o que ele fez? Simplesmente o adorou!
Que exemplo! Eu realmente não consigo expressar o meu pensamento, nem mesmo descrever a você qual é o sentimento que tenho nesse momento, não sei se sinto gratidão por ver o inimigo se decepcionar (possivelmente deve ter se enfurecido), admiração ao ver este servo de Deus não se deixar corromper ou se engrandeço ao Senhor por ver um servo tão fiel a Ele mesmo quando tudo está “desfavorável”.
Vivemos num mundo, em que tudo e nada é motivo para reclamação, falatório, para querermos apostatar da nossa Fé em Cristo, para falar mal do nosso irmão ou de nosso pastor, para deixarmos de frequentar aos cultos, dentre várias outras coisas...
Aprendi que: “A provação revela muito mais do seu caráter do que você pode imaginar”.
Do que adiantaria todos aqueles anos de Fé em Deus se Jó tivesse amaldiçoado a Deus, murmurado e questionando a vontade de dEle na sua vida?
Eu observei que quando estamos passando por alguma dificuldade financeira à primeira coisa que fazemos é deixarmos de contribuir na igreja, até parece que dízimo e oferta só devem ser levados à igreja quando as coisas vão bem. Precisamos ser fiéis em nosso compromisso com Deus para vermos a benção do Senhor ainda maior em nossas vidas (Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Mateus 25:21).
Eu nunca vi tanta campanha de prosperidade e vitória financeira como tenho visto nos dias de hoje, não que seja errado um crente ser rico, mas quero que você entenda que não é só isso em que consiste o Reino dos Céus.
Deus é Deus em si mesmo, e a sua Glória o glorifica em sua Santidade, precisamos aprender a ser gratos a Deus independente da situação que estivermos, assim como fez Jó, não é fácil, mas precisamos buscar a excelência no próprio Deus e na fé que ele mesmo nos dá.
O Pr. Estevam Fernandes disse em um dos seus sermões que quem não sabe dizer não ao que lhe cerca, nunca viverá coisas profundas. Você pode levar essa reflexão para qualquer área da sua vida.
Servir a Deus com alegria, gratidão e ter fé independente da situação, não é tarefa simples, mas é necessário. Jó provou do sobrenatural de Deus em todas as áreas da sua vida, por sua fidelidade e coragem de lutar contra os desejos e desígnios humanos, firmados no seu redentor.
Estejamos firmados em nossa Fé, buscando a Deus na beleza da sua santidade, buscando e honrando a sua vontade, independente da adversidade que vier nos afrontar, para que assim, como Jó, tenhamos a vitória pelo Sangue de Jesus e poder expressar como ele fez:

“Agora eu compreendo que o Senhor pode fazer todas as coisas e que ninguém pode impedir o Senhor de realizar seus planos,  falei de coisas que eu não entendia , coisas que eu não conhecia, pois eram maravilhosas demais para mim, ANTES EU SÓ CONHECIA DE OUVIR FALAR, MAS AGORA EU VEJO O SENHOR COM MEUS PRÓPRIOS OLHOS”.
Sejamos firmes e constantes!

Obrigado pela visita e espero que o Senhor Jesus e o seu Espírito Santo fale melhor ao seu coração!

> Por Alfredo Neto



Comentario Enviado com Sucesso!
Fechar