Artigos

Sábado - 16/02/2008 às 19:52

IRÁS TU COM ESTE HOMEM? - Sobre o arrebatamento



IRÁS TU COM ESTE HOMEM?

Leia este artigo com a Bíblia aberta em Gênesis capítulo 24.

Introdução – O Contexto – O velho patriarca Abraão está morrendo. Antes de partir quer encontrar uma esposa para seu filho Isaque. Envia um empregado à casa de seus parentes para encontrar tal esposa. O empregado faz o que foi enviado a fazer. Encontra uma esposa para Isaque, tendo sucesso em sua missão, retornando para casa trazendo a esposa para o filho de seu senhor, Isaque. Para Rebeca, seu encontro com o empregado de Abraão veio acompanhado de uma pergunta importante: “Irás tu com este homem?” – Respondeu: “Irei”. E esta resposta mudou sua vida para sempre!
De um ponto de vista espiritual, toda a importância se aplica a esta pergunta. Você vê nesta história que Abraão é uma figura de Deus Pai. O empregado representa o Espírito Santo. Rebeca representa a Igreja, os conservados pela graça e Isaque tipifica o Senhor Jesus – João 16 : 7 a 11 – Como o empregado de Abraão, o Espírito Santo não se promove, mas fala de Jesus e chama os povos perdidos para vir à salvação – João 16 : 13 e 14 -  Aqueles que tem Jesus revelado a seus corações pelo Espírito Santo e o ouvem perguntar: “Irás tu com este homem?”, são confrontados com a pergunta mais importante de suas vidas, que mudará seu destino para sempre! Como você responde  a esta pergunta determina para sempre onde você passará a eternidade!
Hoje, eu quero olhar este capítulo 24 de Gênesis sob a perspectiva de Rebeca. Eu quero pregar indicando alguns argumentos espirituais que devem fazer você responder “Sim!” à pergunta “Irás tu com este homem?”, de uma maneira mais fácil.
1 – Você teve um bom encontro com o Espírito Santo – versículo 12 : “ Dá-me, hoje, bom encontro”. Houve um dia no passado que o Espírito do Senhor encontro a sua alma. Ele nos amou primeiro. Nós vivemos hoje a vida cristã na retrospectiva desse encontro. Lembrar do encontro transformador do Espírito de Deus conosco traz renovação da esperança. Naquele dia a sua vida foi transformada!
2 – Deus tem total interesse e controle na sua vida  - versículo 15 – “ E sucedeu que, antes que ele acabasse de falar...” – Antes que a palavra saia de nossa boca, o Senhor está ciente de seu teor, de sua intenção, de toda a carga de emoção envolvida na frase ainda não pronunciada. Ele é Onisciente! Conhece a nossa mente e o nosso coração. E este conhecimento é amoroso, não se trata hoje de um conhecimento para juízo, mas para bênção. Conosco está o Espírito que nos conduz a Cristo, no bom encontro de salvação, e nos passos seguintes da nossa caminhada para o Céu, o Senhor não diminui o interesse pelos nossos cuidados. Entrega diariamente nas mãos do Criador o controle de sua vida!
3 – A igreja é o lugar “para passar a noite” – versículo 25 – comparo este ´lugar para passar a noite” , ao tempo de aflição, de angústia, de desespero, de incertezas, de apertos, de indecisões, de perdas... Há irmãos que se sentem desanimados com a circunstância difícil e afasta-se dos outros irmãos, da vida da igreja, dos cultos de adoração, do serviço ao Senhor da Seara. Há um grande erro aqui! A igreja é o lugar para passar a noite da provação. Pois há promessa aos fiéis de que o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã! Tudo se revela na vida da igreja, na comunhão dos irmãos!  Nos dias nublados de dores, nunca se afaste da vida da igreja!
4 – O Espírito Santo quer morar em seu coração – versículo 31 – “Entra, bendito do Senhor, por que estarás fora?” – O Espírito Santo nos revela a pessoa bendita do Senhor Jesus. Ele nos conduz a adorar e servir ao Senhor Jesus. Ele quer morar em seu coração, com domínio, com poder, com revelações e dando direção! Você não pode abrir mão da presença consoladora do Espírito do Senhor, pois há tantas escolhas, decisões, encruzilhadas nesta vida, e o Espírito Santo não pode estar fora delas! Ore com humildade: “Entra, bendito do Senhor” na minha casa, no meu coração, em todos os aspectos da minha vida!
5 – O Espírito Santo está revelando Jesus a você – versículo 36 – “ ... e ele deu-lhe tudo quanto tem”. O Senhor Jesus nos salvou com grande salvação, dando-nos também o direito de compartilhar e participar de tudo que é Dele. Isso o Espírito Santo já nos revela hoje, nesta dispensação da Graça! E vai nos convencendo dia a dia da beleza de Cristo, da riqueza do Senhor, do poder e grandeza do Noivo, Desejado de todas as nações! A cada dia, com a convivência reveladora do Espírito do Senhor, a imagem de Cristo vai se formando em você! Desde o encontro inesquecível com o Espírito do Senhor que a pessoa de Jesus está sendo formada em nós! Vamos desde hoje compartilhar do poder, da presença, da graça e do amor do Senhor Jesus, pois o Pai Amado Lhe deu tudo quanto tem! Aleluia!
6 – A cada vez que você adora em gratidão, Deus lhe dá outros motivos de adoração – versículo 52 – “ E aconteceu que o servo de Abraão, ouvindo as suas palavras, inclinou-se à terra diante do Senhor” – não foi a primeira vez que o servo Eliezer fez isso no capítulo 24 de Gênesis, base de nossa meditação. Cada vez que ele recebia uma bênção da parte do Deus Eterno, ele adorava. Imediatamente! Aprenda este princípio para praticar com inteira verdade em sua vida. Adora a Deus por todos os atos, acontecimentos, eventos, incidentes às vezes até banais, outros doloridos no momento, em sua vida! Sempre que você o adorar agora, o Senhor lhe dará outras razões de vitória para receber mais adoração!
7 – A resposta mais importante da sua vida – Gênesis 24 : 58 – “E chamaram Rebeca e disseram-lhe: Irás tu com este homem? Ela respondeu: Irei.” – Aleluia! Mais de 800 quilômetros de distância. Terra desconhecida. Povo estranho. Rebeca era uma moça muito nova, mas diante do encontro com o servo Eliezer ( tipo do Espírito Santo! ), do convite para pousar em sua casa, de tudo que o servo contou sobre Isaque ( pois o Espírito Santo não falará de si mesmo ), dos presentes ( dons do Espírito Santo ), ela dispôs seu coração na resposta que mudou o seu destino para sempre: Irei! E você, amado irmão, algo lhe prende neste mundo. Os pais e irmãos de Rebeca pediram para que a moça ainda ficasse com eles por dez dias. O servo Eliezer não aceitou tal proposta. E você, diante da iminência do arrebatamento, ainda precisa ou quer de ´dez dias´ para se desprender das coisas desta vida?  Quando o Espírito chamar a Igreja ( da qual Rebeca era tipo ) para ir embora deste mundo, para a terra de Beulá, mui distante, qual será sua resposta?

Evangelista Eliel Goulart

> Evangelista Eliel Goulart



Comentario Enviado com Sucesso!
Fechar