Artigos

Sábado - 16/02/2008 às 19:52

COMUNHÂO, COMPROMISSO E CONVICÇÃO


COMUNHÃO, COMPROMISSO E CONVICÇÃO
“ Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa ( ora, havia no seu quarto janelas abertas da banda de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como também antes costumava fazer” – Daniel 6 : 10.
Nesta oportunidade, como servo do Senhor e conselheiro da mocidade, convido os leitores a meditarmos juntos no tema ‘Comunhão, compromisso, convicção’.
Segundo o historiador judeu Flávio Josefo, Daniel contava quinze anos quando foi levado cativo à Babilônia, distante 1.600 KM de seu país, o Reino de Judá. A idade adolescente não lhe impediu de expressar os bons propósitos de um coração fiel. Era um jovem de boa aparência, com ótima instrução escolar, inteligente e que saberia conviver, ainda que adolescente, no palácio do rei – Daniel 1 : 4 . Porém, a sua capacidade intelectual e o elogiado conhecimento que ele demonstrava, não lhe incharam de orgulho. Consciente de que era cativo em terra estranha, longe de seu lar, tinha também consciência boa para com Deus. Uma qualidade se destacava dentre todas: temor de Deus!.  Em certa ocasião, perseverando em orar para ter resposta de uma questão que o afligia, o mensageiro angelical lhe informou: “ Eu vim por causa das tuas palavras” – Daniel 10 : 12. Aleluia! Ouve-se dizer que toda regra tem exceção. Mas há uma regra que é divina e sem exceção: Deus honra os que honram a Ele! Em 1º Samuel 2 : 30 está escrito: “... aos que me honram honrarei”. É uma honra para um servo de Deus, em sua carreira cristã, saber que uma resposta a favor do povo de Deus veio por causa de sua oração. O servo imediatamente transfere tal honra a quem verdadeiramente a merece: o Senhor da Seara! Glória a Deus!
O capítulo 6 do livro de Daniel conta-nos que a escritura proibindo oração, estava assinada. O que dizia? Isso é o menos importante para quem confia no Senhor. O mais importante é perguntar: o que Deus diz? “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia Nele, e Ele tudo fará” – Salmo 37 : 5. O que diz o diagnóstico médico? E o resultado dos exames clínicos? O que diz o parecer do advogado, a sentença do juiz, ou o comentário do patrão ou chefe de serviço? Meus amados, quem dá a última palavra na peregrinação de um justo é o Senhor Jesus! Um crente simples, com a Bíblia na mão, pode dizer, diante de poderosos, que o mundo está errado! Alguém poderia alertar ao profeta Daniel de que a escritura proibindo oração foi assinada pelo rei absoluto e soberano em suas decisões. Ora, nada disso! Se não for o dedo de Deus que assina, manifestando Sua vontade em qualquer negócio que um crente submete a Ele, nada prospera contra este crente! O que vale é a voz do Senhor que se assenta no trono. O que vale é o pronunciamento do Altíssimo!
Ora, Daniel entrou em sua casa e orava como antes costumava fazer. Daniel recebia visitas de Ezequiel que morava entre o povo judeu, fora do palácio real – Ezequiel 14 : 14. Anjos o visitavam em revelações, tinha visões de Deus, as Escrituras estavam abertas em sua casa, tinha três amigos de alta qualidade espiritual e de caráter. Sua casa era lugar de oração. Ele vivia em comunhão com Deus e com seus servos!
Você tem horários de oração para ter comunhão com o Senhor? Daniel orava três vezes ao dia. Certamente às nove horas da manhã, depois ao meio-dia e finalmente ás quinze horas, conforme o costume dos judeus de sua época – Salmo 55 : 17 e 18. Qual a duração das orações? Não sei, mas o suficiente para ser chamado por três vezes de ´mui amado´ pelos mensageiros celestiais! Ser amado de Deus é uma construção ao longo de um caminho de compromisso, andando como justo, ou seja, como Deus quer. O compromisso não é com a duração, mas com o amor a Deus. Alguém escreveu que Deus não mede a duração de nossas orações, mas Deus pesa as orações. Pesadas no amor a Deus e nas coisas sagradas e eternas.
Daniel estava num cenário desfavorável: longe da terra, por algumas vezes esteve face a face com a morte, porém, sempre se punha de joelhos e dava graças. Li uma frase profunda: Deus está á distância de seus dois joelhos dobrados e tementes diante Dele! Meus amados, Daniel estava ameaçado e não mudou os seus costumes piedosos. Não havia motivos que o intelecto identificasse  para agradecer! Toda expectativa era contra ele! Porém, ele tinha convicção da fé que seus pais lhe ensinaram e do poder do Deus que servia! O irmão também tem motivos para agradecer, pois ou recebeu uma bênção ou espera uma bênção. Então, dá graças a Deus!
Tenha convicção de que o Senhor Jesus é antes de todas as coisas e todas as coisas subsistem por Ele – Colossenses 1 : 17. Pára de agitar-se, planejar, manipular, pensar demais! Use menos as mãos para fazer as coisas acontecerem e mais os joelhos em oração. Qual é o seu costume com o Senhor Jesus no seu dia a dia? Renovemos nossa comunhão com Cristo, nosso compromisso com a vida da igreja e nossa convicção na Palavra do Senhor! Honra e glória sejam dadas ao Senhor Jesus.

Evangelista Eliel Goulart

> Evangelista Eliel Goulart



Comentario Enviado com Sucesso!
Fechar