Artigos

Sexta - 08/05/2009 às 19:52

Perdoar. Oh coisa difícil!


Esta mensagem está baseada em Mt 18.21-35, quando podemos fazer uma reflexão sobre os ensinamentos de Jesus a respeito do perdão.

Destacamos os versículos 33,34 e 35:

v 33: “Não devias tu igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?”

v 34: “E, indignado o seu Senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia.”

v 35: “Assim, vos fará também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.”

            Quando analisamos este texto à luz do contexto Bíblico, descobrimos verdades sobre a nossa vida. Nesta passagem, Jesus usa uma criança como exemplo, porque a criança tem o coração puro. Não guarda mágoa nem ressentimento. E, Jesus nos ensina: “se não formos criança, não poderemos ganhar o Reino dos Céus.”

            No tocante, ao relacionamento humano vemos imperfeições, somos falhos, pessoas e o ser humano é imperfeito com dificuldades para amar e perdoar. Nosso relacionamento é com pessoas e não com anjos, por isso somos errados, pecadores, porque não buscamos com intensidade o amor e o perdão. Quem ama, perdoa.

            Grande parte dos problemas entre as pessoas, inclusive irmãos em Cristo, é a falta de confronto. Geralmente reclamamos com todos, exceto com a pessoa que nos ofendeu.

            Jesus diz em sua Palavra: “Vá a sós com ele...” Ele não está dizendo para você ser passivo, mas ensinando que as ofensas devem ser trabalhadas nos relacionamentos. A falta de diálogo mina muito os relacionamentos.

            Querido jovem, você se sente ofendido por alguém, vai, confronta, pede perdão, esquece, e procura demonstrar o amor verdadeiro que vem de Deus: aquele que tudo sofre, tudo crê, tudo suporta e não se irrita...I Coríntios 13.

            Em Mt 18.18 vemos “tudo que ligares na terra será ligado no céu...”  Se alguém te ofender, não fique se remoendo por dentro, querendo vingar-se, isso vai criar amargura em seu coração. Chame seu irmão e abra o jogo com ele. Ofensas tem que ser confrontadas.

            Com isto, Jesus nos mostra a benção da concordância, a concordância na oração. Este poder virá do céu e Jesus estará mostrando o poder da comunhão em sua vida. Uma família unida, abençoada e vencedora.

            Existe família perfeita, não.

Existe família destruída, sem amor e perdão de Deus; e família abençoada, aquela que exercita diariamente o perdão e o amor.

O perdão traz cura, arrependimento e sara as feridas.

            Ensinos de Jesus sobre o perdão:

 

1) Ensinamento dos rabinos, perdoava-se uma pessoa até 3 vezes. Depois disso, não havia mais o perdão. Mas Jesus explicou a Pedro que devemos perdoar setenta vezes sete! Jesus não estava condicionado a matemática, mas sim dizendo que não há limites para o perdão.

 

2) Hoje, jovem, você pode perdoar, sabe por quê ? Quem não recebe o perdão, não pode liberar o perdão. Jesus pagou nossa dívida, o perdão na cruz, por isso hoje temos condição de liberar perdão para o nosso próximo.

 

3) Perdoar é decisão. Exemplo em Mt 18.30, aquele homem pode perdoar, porém decidiu não perdoar. A graça vem de Deus, mas o estender das mãos para perdoar só você pode fazer.

            Concluindo, quem não perdoa vive preso na cadeia de seu próprio ressentimento.

 

Vamos perdoar e amar sempre!

> Célia Mª M. Miranda



Comentario Enviado com Sucesso!
Fechar