Reportagens

Quarta - 16/11/2011 às 20:50

John Hus é um belíssimo filme evangélico

Sobre a história de um homem apaixonado pelo Evangelho de Cristo


Deus sempre se preocupou em levantar homens valentes e fiéis firmados em Sua doutrina para pregarem com fervor sobre a verdade, contra o pecado, arrependimento e salvação. Mesmo quando o povo de Deus esmorece cedendo ao pecado e desobediência, Ele insiste em admoestá-lo e exortá-lo, afinal o Senhor corrige aos que ama.

Hus arriscou sua vida  em favor da Verdade.

Os líderes são usados por Deus para endireitar os caminhos tortos e lutarem contra o pecado. São esses a “voz que clama no deserto” e aplanam o caminho para a chegada do Mestre Jesus na vida daqueles que o recebem. É assim até os dias atuais, o Senhor procura adoradores sinceros e de corações quebrantados que atende ao chamado da grande comissão para ir, pregar o evangelho, batizar e ensinar o que Jesus ordenou até os confins da Terra.

Cumprir tais ordenanças nem sempre foi fácil. Por vezes proibido, sob pena de morte, caso algum cristão tentasse expor abertamente a mensagem da Bíblia Sagrada. Nesse contexto, viveu o clérigo, John Hus.  

Hus nasceu em 1369 na atual República Tcheca e foi diretamente impactado pelos escritos do britânico Wycliffe que refutava a autoridade suprema e divindade de um homem para perdoar pecados e intermediar a relação entre Deus e a humanidade. Portanto, o sacerdócio universal dos crentes era uma das principais filosofias de Hus. Ele defendia com afinco que nenhum servo de Deus precisava do papa ou qualquer outro clérigo para se comunicar com Deus e conhecer a Sua vontade. Pregava também contra os abusos da igreja romana e reconhecia como única autoridade de fé a BIBLIA SAGRADA.

Claro que, em sua época, desafiar a direção da igreja e seu poder terreno trariam conseqüências perigosas como a perseguição e morte, tanto que, durante o Concílio de Constança ele foi convocado para expor suas idéia perante todo o clero... Hus tinha proteção direta do rei e a promessa de que não seria tocado mesmo que não se retratasse. Mas essa proteção foi uma conspiração pois, no mesmo Concílio os padres condenaram Hus a morrer queimado na fogueira. Uma vez que, ele continuou a defender a verdade e rejeitar as doutrinas pagãs da Igreja de sua época.

Ele foi à fogueira no ano de 1415 e antes de morrer profetizou: “Vocês hoje estão queimando um ganso (Hus significa "ganso"), mas dentro de um século, encontrar-se-ão com um cisne e este cisne vocês não poderão queimar”. Identifica que o cisne foi Lutero, pois 102 anos mais tarde, ele pregou as 95 teses em Wittenberg na Alemanha, fato que desencadeou a reforma protestante. Os perseguidores não conseguiram matá-lo, ao contrário de Hus, Lutero morreu naturalmente.

Ficha técnica do filme:
  Título Original: John Hus
  Gênero: Drama | Religioso | Histórico
  Ano de Lançamento: 1977
  Duração: 55 min
  País de Produção: EUA
  Diretor(a): Michael Economou

Links externos para pesquisa:
CLIQUE AQUI

> Por Deborah Virginia - Redação Umadu



Comentario Enviado com Sucesso!
Fechar