Dicas

Quinta - 01/04/2010 às 15:29

Hipertensão Arterial

Alguns esclarecimentos da pressão alta


Eu saúdo os amados irmãos com a Paz do Senhor!

Amados, nas próximas semanas, falaremos sobre uma patologia extremamente prevalente e silenciosa na maioria das vezes (causa poucos sintomas), mas extremamente perigosa.

A prevalência (quantidade de pessoas que têm a doença) de hipertensão arterial (HA) no Brasil é de 20% a 30% entre os adultos, sendo maior proporcionalmente com o avançar da idade. Nas pessoas acima de 65 anos, cerca de 65% dessas, apresentam-se hipertensos. Diferente dos dias atuais, a HA era uma doença que dificilmente era encontrada em crianças e adolescentes. Tal patologia tem se tornado mais freqüente nessa faixa etária impulsionada pela obesidade e alterações no hábito de vida (sedentarismo, tipo de alimentação...).

Muitas pessoas questionam com relação a seguinte pergunta: a partir de que níveis de pressão arterial (PA) devemos rotular o indivíduo como hipertenso? Pacientes com valores de PA maiores ou iguais a 140 x 90 mmHg (conhecida pela abreviação “14x9”)  aferidos em 2 ou mais vezes em situações distintas. Um grande erro, por parte da população, é quando a partir de uma única medida de PA maior do que 14 x 9 nomeia-se hipertenso. Para não se enganar deve-se procurar um médico para esclarecimento de tal diagnóstico. É extremamente importante sabermos que em qualquer posto de saúde, próximo a sua casa, afere sua PA. Se você já sabe que é hipertenso deve-se fazer acompanhamento regularmente com seu médico. Tal consulta é gratuita no Hospital das Clínicas-UFTM.

Nas próximas semanas falaremos sobre os fatores de risco, sintomas e conseqüências da Hipertensão Arterial.

> Por Kalebe Alexandre Capuci



Comentario Enviado com Sucesso!
Fechar