Dicas

Sábado - 17/04/2010 às 13:36

Fatores de risco da hipertensão arterial sistêmica

Saibam como prevenir esta patologia


Eu saúdo os amados irmãos com a Paz do Senhor!

Amados, hoje falaremos sobre os fatores de risco e como prevenir essa patologia tão freqüente nos dias atuais- a hipertensão arterial sistêmica (HAS). Diversos são os fatores implicados na HAS e dentre eles citamos: o excesso de consumo do sal na comida, o avançar da idade, estresse, hereditariedade, colesterol alto, sedentarismo e obesidade.

Estudos revelam que o brasileiro consome em média o dobro de sal recomendado, que seria 6 gramas de sal por dia ( uma colher de sopa) e  isso contribui para a retenção de líquidos, favorecendo a hipertensão.

Com o aumento da expectativa de vida do brasileiro, a HAS tornou-se mais evidente, pois é uma doença relacionada com o avanço da idade, principalmente após os 50 anos.

O sedentarismo, a obesidade e a hipercolesterolemia (colesterol alto) são fatores de risco interligados para HAS. Para prevenção da HAS deve-se portando reduzir o peso fazendo atividades físicas regularmente, como por exemplo: fazer caminhada, pelo menos, 3 vezes na semana, com um tempo mínimo de 30 a 45 minutos por dia. O exercício físico além de ajudar a reduzir o peso, associado a uma dieta hipocalórica (alimentação balanceada), reduz também o colesterol no sangue.

O estresse, outro fator de risco, é uma resposta do organismo às sobrecargas físicas e emocionais;  ansiedade, cansaço e esgotamento físico, causados pela vida moderna; como já citado pode contribuir para a hipertensão e as doenças do coração.

Dessa forma, mesmo pessoas com níveis pressóricos normais devem prevenir dos fatores de risco citados acima, para que não se desenvolva HAS. E para as pessoas já hipertensas, devem fazer acompanhamento regular com seu médico (sendo gratuito no Hospital das Clínicas, UFTM), pois alem da medicação deve-se ter mudanças nos hábitos de vida.

> Por Kalebe Alexandre Capuci



Comentario Enviado com Sucesso!
Fechar