Dicas

Sábado - 15/05/2010 às 22:34

Sintomas e conseqüências da hipertensão

Hispertensão é uma doença extremamente perigosa e precisa ser diagnosticada e tratada


Queridos irmãos, para finalizarmos o assunto sobre a hipertensão arterial sistêmica (HAS), falaremos hoje sobre alguns sintomas e conseqüências da hipertensão não tratada de maneira adequada.

Como já foi dito a hipertensão arterial dificilmente causa algum sintoma, por isso é importante as pessoas aferirem a pressão arterial em qualquer posto de saúde mais próximo da sua casa.

Alguns sintomas podem ocorrer como: dores de cabeça, náuseas, vômitos, sonolência e crises convulsivas. Esses sintomas, entretanto, só ocorrem quando os níveis pressóricos estão extremamente altos, como PA> 240x130 (24 por 13). Dessa forma, PA de 160x90 (16x9) ou 180x100 (18x10), por exemplo, não causam nenhum sintoma, mas traz grandes conseqüências ao nosso organismo.

As principais conseqüências da HAS são: insuficiência cardíaca, infarto agudo no miocárdio (infarto no coração), acidente vascular cerebral (derrame), insuficiência renal e aneurisma. O infarto agudo no miocárdio pode manifestar como: dor no peito de forte intensidade, náuseas, vômitos e sudorese (suor excessivo). O acidente vascular cerebral é a principal conseqüência da HAS – uma das principais causas de óbito no Brasil, sendo os seus principais sintomas: dificuldade em falar, perda de força nos membros ou face e sonolência. A HAS pode levar também a insuficiência renal, culminando, se não tratada, na dependência de diálise. Dessa forma não há dúvidas que a HAS é uma doença extremamente perigosa e precisa ser diagnosticada e tratada.

Como já citado em outros textos do site, tal acompanhamento é feito gratuitamente no Hospital das Clínicas - UFTM.

> Por Kalebe Alexandre Capuci



Comentario Enviado com Sucesso!
Fechar