Dicas

Segunda - 31/05/2010 às 01:28

Aleitamento Materno

Dúvidas mais freqüentes das mães nas consultas sobre amamentação


Falaremos de um tema extremamente importante que é o aleitamento materno. Discorreremos sobre algumas dúvidas mais freqüentes das mães nas consultas sobre amamentação e também a importância do aleitamento.

Desde o início da gravidez é fundamental abordar sobre aleitamento materno, esclarecer as dúvidas e estar preparada para o grande dia, pois no momento do nascimento é o início de tudo. Amamentar é muito importante para a mãe e para o bebê, devido a várias vantagens como:

- É o melhor dos alimentos para o bebê e o mais completo. Isto é tão verdadeiro que a criança pode alimentar-se apenas com o leite materno, não precisando comer ou beber mais nada, nem mesmo tomar água ou chazinhos nos primeiros 6 meses de vida. Contém tudo o que o bebê necessita para se nutrir, crescer e se desenvolver com saúde.

- Contém elementos que combatem as infecções e células que protegem a criança contra as agressões de bactérias e vírus.

- O ato de mamar ao peito melhora a formação da boca e o alinhamento dos dentes.

- Redução da incidência de doenças alérgicas, como alergias alimentares e asma

- Redução da ocorrência de diarréia

- Redução no número de internações hospitalares

- Redução na ocorrência de infecções respiratórias.

- Não dá alergia, fato freqüente quando da ingestão de outros leites. O leite materno contém mais de 100 elementos nutricionais e protetores que ajudam na digestão e evitam a ocorrência de diarréias, infecções intestinais e respiratórias. Se por acaso ele adoecer, sua recuperação será mais rápida caso esteja alimentando-se apenas com o leite materno.

Vantagens para a mãe

1.Ajuda a mulher a ter leite mais rapidamente.

2.Reduz a incidência de câncer de mama.

3.Amamentar faz queimar calorias e por isso ajuda a mulher a voltar, mais depressa, ao peso que tinha antes de engravidar.

4.Leite materno é o alimento de melhor qualidade para a criança e ainda é de graça.


Por que não usar mamadeiras ou chupetas?

As mamadeiras e chupetas costumam modificar a maneira de mamar e muitos bebês passam a não querer mais o peito.  Além disso, podem causar problemas na dentição, na fala e aumentar o risco de infecções. Acredite, seu filho prefere seu leite,  seu  peito,  seu colo.

O que mais o bebê ganha mamando no peito?

Afeto e saúde.  O ato de amamentar é o primeiro momento de carinho entre mãe e filho.  Além disso, quando amamentado, o bebê recebe proteção contra infecções, alergias e outras doenças. Sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes bonitos, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração. Nos primeiros seis meses, o leite materno é suficiente. Depois de seis meses, continue amamentando até os  2  anos  ou  mais  e  ofereça,  gradualmente,  outros alimentos saudáveis.

> Por Giselma Pereira Luz Silva (Enfermeira)



Comentario Enviado com Sucesso!
Fechar