Dicas

Domingo - 11/07/2010 às 01:11

Cancer de Pele

Este câncer corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no país


Eu saúdo os irmãos com a Paz do Senhor!

Amados, hoje falaremos de um tema muito importante, principalmente em nosso país - o câncer de pele. É o câncer mais frequente no Brasil e corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no país.

O câncer de pele é mais comum em pessoas acima de 40 anos, sendo, relativamente, raro em crianças e negros, com exceção daqueles já portadores de doenças cutâneas anteriores. Pessoas com pele clara, sensível à ação dos raios solares, ou com doenças cutâneas prévias são as principais vítimas.

O mais importante de tal moléstia é a prevenção realizada de forma correta, sendo muito eficaz para o não surgimento da lesão. A doença tem alto percentual de cura se for detectado precocemente. A prevenção é feita evitando o principal agente causador - a exposição ao sol, dessa forma, evite-a das 10h às 16h e utilize sempre filtros solares com fator de proteção 15 ou mais, além de chapéus, guarda-sol e óculos escuros.

É relevante que todos fiquem atentos às lesões de pele fazendo o auto-exame. Devem procurar manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram;
- Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor;
- Feridas que não cicatrizam em 4 semanas;
- Manchas assimétricas - uma metade diferente da outra;
- Bordas irregulares - contorno mal definido;
- Cor variável - várias cores numa mesma lesão: preta, castanho, branca, avermelhada ou azul e com tamanho maior que 6 mm.

Dessa forma, qualquer pessoa que tiver alguma lesão similar a essas características citadas deve procurar imediatamente um dermatologista (médico de pele) para esclarecimento diagnóstico. Como já citado em outras dicas tal consulta é feita gratuitamente no Hospital das Clínicas - UFTM.

> Por Kalebe Alexandre Capuci



Comentario Enviado com Sucesso!
Fechar