Dicas

Segunda - 20/09/2010 às 00:20

Como ter uma alimentação saudável?

A falta de tempo tem elevado a um consumo de alimentos ricos em gorduras


Cada vez mais, a correria do dia-a-dia, em função do trabalho e dos mais variados compromissos, é tida como a principal inimiga da qualidade de vida. A falta de tempo tem elevado a um consumo de alimentos ricos em gorduras e pobres em vitaminas e minerais – os chamados fast-foods.

O hábito de se alimentar fora de casa sempre resulta na diminuição da qualidade dos alimentos ingeridos e, consequentemente, no aparecimento de problemas como excesso de peso, constipação intestinal (“intestino preso”), hipertensão arterial, entre outros. Dentro de casa, o crescente consumo de produtos industrializados, substituindo alimentos frescos, feitos em casa e que contêm nutrientes importantes para a saúde, agrava ainda mais o quadro.

A escolha dos alimentos é a parte fundamental de uma dieta equilibrada, assim como o número de refeições realizadas em um determinado dia e ingestão da quantidade adequada de líquidos. Todos os nutrientes são importantes para um bom funcionamento do organismo, por isso devemos consumi-lo em proporções adequadas, além de fazer de 4 a 6 refeições por dia e tomar, pelo menos, 6 copos de água por dia.

Como instrumento de auxílio na orientação de dietas, foi desenvolvida a Pirâmide Alimentar, veja a figura abaixo. Nela, os alimentos foram divididos em grupos, de acordo com os nutrientes que contêm em maior quantidade, e colocados em ordem, conforme o número de porções a serem consumidas de cada um deles. Aqueles alimentos presentes na base devem ser consumidos em maior quantidade em relação aos outros. Aqueles colocados logo acima devem ser ingeridos em quantidade um pouco menor, e assim sucessivamente.

> Por Thaisa Miranda



Comentario Enviado com Sucesso!
Fechar