Dicas

Domingo - 07/11/2010 às 23:32

Sintomas De Diabetes e Suas Complicações

Problema Que Não Escolhe Idade, Sexo, Raça Ou Classe Social


Eu saúdo os irmãos com a Paz do Senhor. Vamos falar de um problema que não escolhe idade, sexo, raça ou classe social e está presente em todas as partes do mundo, o diabetes. No Brasil, em 2006, já tínhamos mais de 10 milhões de pessoas com diabetes, sendo mais de 8 milhões com idade entre 30-69 anos e 1,5 milhão acima de 69 anos. Atualmente, estima-se que cerca da metade deles ainda desconhece o próprio problema.

A definição para diabetes é o excesso de glicose (açúcar) no sangue. O excesso de açúcar e as alterações hormonais que o acompanham costumam agredir os vasos sanguíneos e alguns dos principais órgãos do nosso corpo. Existem vários tipos de diabetes, embora os mais comuns sejam o diabetes tipo 1 e o diabetes tipo 2. O diabetes tipo 1, também conhecido por diabetes juvenil, tem início na infância ou na adolescência e necessita ser tratado com insulina durante toda a vida. O tipo 2 é o tipo mais comum de diabetes, correspondendo a 90% de todos os casos, em geral, surge em adultos a partir dos 30-40 anos ou em adolescentes com excesso de peso. Outros fatores que podem contribuir para o surgimento desse tipo de diabetes é o sedentarismo, história familiar, tabagismo e hipertensão arterial.

Os principais sintomas que mostram que o nível de glicose está elevado no sangue são cansaço, sede e fome excessivos, grande quantidade de urina, perda de peso e visão turva. Muitas vezes, o diabetes tipo 2 pode apresentar sintomas discretos, tendo o diagnóstico apenas muitos anos após seu verdadeiro início, a não ser que se faça exame de sangue periódico.

As principais complicações do diabetes são: infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral (derrame), cegueira, insuficiência renal, neuropatias diabética (responsável pelas amputações), defeitos congênitos no bebê, abortos espontâneos e macrossomia fetal (bebês muito grandes). Para evitar as complicações deve-se fazer controle do açúcar no sangue através de medicamentos (se for indicados pelo médico) e também com mudanças no hábito de vida – reeducação alimentar, exercícios físicos e controle do peso. Se você for diabético e adotar essas medidas poderá reduzir em cerca de 60% os riscos de ter complicações citadas acima. Para maiores informações procure seu médico (endocrinologista) sabendo que tal consulta é feita gratuitamente no hospital das clínicas UFTM.

> Por Kalebe Alexandre Capuci



Comentario Enviado com Sucesso!
Fechar