Dicas

Quarta - 29/12/2010 às 21:50

Cuidados Com Produtos Químicos

Num Lar Comum, Há Uma Infinidade De Substâncias Químicas


Você sabia que em um lar comum, há uma infinidade de substâncias químicas são usadas e manipuladas e sobre as quais quase nada sabemos, e por esta razão na maioria das vezes são tratadas e utilizadas como substâncias inofensivas. Nas indústrias as substâncias químicas são conhecidas por seus nomes e características, sendo suas propriedades estudadas para que possam ser manipuladas com segurança evitando assim o acidente.

Entretanto o mesmo não ocorre em nossos lares, pois as substâncias químicas são introduzidas por meio de produtos com nomes que representam as marcas dos fabricantes. (detergente, removedor, amaciante etc) e não às suas propriedades, por esta razão o aspecto preventivo ao mau uso é totalmente ignorado.

Vejamos alguns exemplos.

* Detergentes que lavam mais branco possuem em sua composição: soda cáustica, ácidos graxos, fosfatos, cloro.

* Desinfetantes e limpadores: ácido clorídrico, amônia.

* Desodorantes: tetracloroidróxido de alumínio; estearato.

* O agradável pinho silvestre pode conter: amônia e compostos benzênicos.

* Inseticida "spray" que mata todos os insetos: esteres ácidos como: permetrina, piridina.

* Perfumes e loções - encobertos pelo agradável aroma poderão ser encontrados: derivados cianídricos; derivados benzênicos, tolueno.

Todas estas substâncias químicas quando manuseadas e utilizadas com critério contribuem para o bem estar e conforto do ser humano entretanto quando utilizadas ou consumidas sem as devidas precauções, tornam-se potentes agentes danosos à saúde de seres humanos e animais.

Para evitar intoxicação, observe as recomendações abaixo:

* Conserve artigos de limpeza, cosméticos e remédios fora do alcance das crianças.

* Guarde os produtos num armário trancado á chave. Evite misturá-los no mesmocompartimento.

* Todos os produtos de limpeza e remédios devem estar bem identificados. Se os rótulos forem danificados, providencie novas identificações.

* Destrua os remédios que estão fora de uso. Derrame os líquidos no vaso sanitário e puxe a descarga; dissolva os comprimidos e faça o mesmo.

* Não deixe que suas filhas pequenas brinquem com cosméticos. Muitas vezes um produto que é inofensivo ao adulto traz graves malefícios a uma criança.

* No caso de ingestão de qualquer produto, procure o médico.

> Publicado por Erick Alves



Comentario Enviado com Sucesso!
Fechar