Dicas

Quinta - 18/03/2010 às 19:18

Fatores de risco destas duas patologias mais prevalentes na próstata

Hiperplasia benigna da próstata (HPB) e o câncer de próstata


Saúdo os irmãos com a paz do senhor!

Para finalizarmos sobre o tema de patologias prostáticas falaremos brevemente sobre os fatores de risco das duas patologias mais prevalentes na próstata: a hiperplasia benigna da próstata (HPB) e o câncer de próstata.

Os fatores de risco mais importantes na HPB (aumento do tamanho da próstata) são: idade e hereditariedade. A hiperplasia prostática geralmente tem inicio por volta dos 30 anos, sendo que, quando o homem atinge os seus 80 anos, a maioria deles (cerca de 85%) apresenta HPB. Por isso, ratificamos a importância do exame de próstata em homens a partir dos 45 anos e negros a partir dos 40 anos. Outro fator importante é a hereditariedade, pois há 3 a 4 vezes mais chance de um paciente ter HPB quando o pai possui a doença.

Os fatores de risco implicados no câncer de próstata são: idade, raça negra, historia familiar positiva (hereditariedade) e dieta. Com relação à idade a prevalência (número de casos) é maior com o aumentar da idade, mormente após os 50 anos. Em relação à raça negra, alguns estudos mostram que a prevalência em câncer de próstata nos negros chega a ser 30% maior do que em indivíduos brancos. Do mesmo modo que a HPB o câncer de próstata é mais freqüente em pessoas com caso na família da doença (pai, irmão). Alguns estudos recentes sugerem que uma dieta rica em alimentos de origem animal (carnes, laticínios) especialmente aqueles ricos em gordura animal aumente o risco de câncer de próstata. Por isso a importância de uma dieta balanceada evitando uma dieta gordurosa e pobre em vegetais.

Na próxima semana falaremos um pouco sobre saúde bucal com a dentista Larissa Monteiro Capucci.

> Por Kalebe Alexandre Capuci



Comentario Enviado com Sucesso!
Fechar