Som Umadu

Sexta - 10/09/2010 às 22:01

Artigo sobre o Medo

Programa Mulheres Que Deus Usa


A palavra medo é de origem grega, “phobos” de onde se origina também fobia.

O medo é um sentimento que proporciona um estado de alerta, de receio, podendo provocar reações físicas como descarga de adrenalina, aceleração cardíaca e tremor.

O medo é algo que atinge a todos nós. Sem exceção.
Como todos nós sabemos existe um monte de fobias. Como por exemplo:
· Ablepsifobia - medo de ficar cego
· Acrofobia - medo de altura.
· Agliofobia - medo de sentir dor
· Enoclofobia - medo de multidão

Na bíblia há por volta de 36 versículos que falam de medo.

Em João cap 7 conta um episodio onde em uma festa dos Judeus, a dos tabernáculos, ninguém falava de Jesus abertamente por MEDO dos judeus.

Em Lucas 19 está escrito a parábola das minas. Onde um de seus servos por MEDO do seu senhor guardou a mina que havia recebido em um lenço.

Em Mateus 14 os discípulos ao verem Jesus caminhando sobre o mar, tiveram MEDO, pensando ser um fantasma.

E como já foi dito acima, conosco não é diferente.

Temos medo do amanhã, medo de errar, de não conseguir, medo de perder. Isto é comum, todos temos medo, medo de não passar em uma determinada prova, medo de perder o emprego, todos nós já passamos por situações assim.

Porém nós não podemos ficar presos a este medo, pois se ficarmos presos não saímos do lugar.

Muitas vezes este medo faz com que nós desistamos dos nossos sonhos, faz com que paremos de sonhar. Faz com que esqueçamos a importância de se sonhar.

O Pr. Jabes de Alencar em um dos programas “Palavra de Vitória para você” que passa nas madrugadas citou o exemplo do dono da rede de hotéis Hilton. Os hotéis Hilton foram fundados por Conrad Hilton no Texas. Um homem que ainda jovem trabalhava como carregador de malas em um hotel e tinha o sonho de um dia ter o seu próprio hotel, ele possuía uma foto de um hotel em sua mesa, e todos os dias olhava pra ela e sonhava no hotel que um dia seria seu.

Com certeza ele ouviu criticas, pessoas dizendo que ele estava louco, sonhando alto demais.

E esta critica que ouvimos colabora para que tenhamos mais medo de fracassar e venhamos a desistir de nossos sonhos.

Se lembrarmos da história de Davi, onde Israel estava sendo atemorizada pelo gigante Golias, observamos que todo o exército tinha medo, medo de perder, de morrer.

Mas Davi lembrou-se que maior é o que estava com Ele. Maior é o que está conosco. (I Jo 4:4)

Podemos imaginar Davi ouvindo das pessoas: “Ei, Davi. Você está maluco?! Perdeu a noção do perigo?! Perdeu amor a vida?! Esse gigante vai te matar!

Mas Davi sabia que Golias não era grande o suficiente para Deus.

“Não diga a Deus o tamanho do seu problema, diga ao seu problema o tamanho de seu Deus.”

Davi lembrou-se que tinha uma aliança com Deus. E se Deus é por nós, quem será contra nós?”(Rm 8:31)

Não importa o tamanho do gigante que temos que enfrentar, o que realmente importa é o tamanho do Deus que vai guerrear.

Você consegue se lembrar qual é o tamanho do Deus que você serve?!

Se a resposta é sim, então por que está com medo deste que a seus olhos físico parece gigante, mas se olhar com os olhos espirituais, com os olhos da fé irá perceber que é muito pequeno.

Assim como está escrito em Dt 3:22 “Não os temais, porque o Senhor vosso Deus é o que peleja por vós.”


Portanto eu te convido a juntas estarmos sempre lembrando que Deus está conosco.
É Ele quem luta por nós.
A estarmos sempre lembrando da aliança que Ele tem conosco.
Pois Deus não nos deixará, nem nos desamparará.


Como eu citei acima na bíblia há por volta de 36 versículos que citam a palavra medo.


E na bíblia a expressão “Não Temas” está escrito 365 vezes. Uma para cada dia do ano.


Gn 15:1 “Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão.”


Dt 31:8 “O Senhor pois é aquele que vai diante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará. Não temas, nem te espantes.”


II Reis 6:16 “Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.”


I Cronicas 22:13 “Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem tenhas pavor.”


I Cronicas 28:20 “não temas, nem te apavores; porque o Senhor Deus, meu Deus, há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará, até que acabes toda a obra do serviço da casa do Senhor.”


Is 41:10 “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te esforço e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.”


Joel 2:21 “Não temas, ó terra; regozija-te e alegra-te, porque o Senhor fez grandes coisas.”


Lembre-se sempre de quem é o Deus que você serve. O Deus que te ama, o Deus que entregou o seu filho amado Jesus Cristo para que hoje você pudesse estar aqui, tendo a oportunidade de ouvir a palavra de Deus, conhecer um pouco mais desse Deus maravilhoso. Para que hoje você pudesse sorrir como você sorri!


Como tudo na vida, o medo também deve ter equilíbrio, um pouco de medo é necessário, pois se você não tivesse medo, não iria se importar de estar frente a frente com um leão, com um urso, por exemplo. Mas o medo quando é exagerado, atrapalha o nosso viver, e faz com que fiquemos estacionados, sem seguir em frente.


Pense nisso! E que sejamos como crianças que se sente totalmente segura, protegidas ao lado do pai.
Que sejamos as crianças de Deus que com Ele não tem medo de nada, não tem medo do que o gigante pode fazer, pois tem conhecimento do que o Pai pode fazer com o gigante para lhe proteger.


Que Deus abençoe a sua vida!
E continuem ligados em nosso programa “Mulheres que Deus usa”, pois eu tenho certeza que Deus irá te abençoar. Deus quer te usar! Coloque-se a disposição!

> Por Priscilla Batista



Comentario Enviado com Sucesso!
Fechar