Som Umadu

Quinta - 07/10/2010 às 01:01

Cuide Bem Dos Seus Pés - Problemas e Precauções

Dica de Mulher do programa Mulheres Que Deus Usa


1- CALOS

Eles podem aparecer pelo uso de sapatos apertados e de bicos finos ou pelo fato das pessoas pisarem inadequadamente. A pele engrossa bastante e a região acaba ficando bem dolorida.

Tratamento: os médicos receitam adesivos com substâncias que deixam a pele mais fina. Se não houver melhora o jeito é retirar a calosidade com o especialista e eles alertam : “nunca corte os calos em casa, principalmente os diabéticos”.


2- UNHAS ENCRAVADAS

O problema é mais comum em quem tem dedos gorduchos. A unha cresce de forma irregular ferindo a pele. A entrada de agentes bacterianos pode acarretar em infecções.      Sintomas: dor, inchaço e vermelhidão local. Para piorar pode surgir uma pequena camada de carne esponjosa, que ao mínimo esforço é capaz de sangrar.

Prevenção: calce sapatos confortáveis, procure cortar as unhas dos pés em
formato reto, para que seus cantinhos não cresçam no sentido errado, ferindo a
pele.

Tratamento: os médicos costumam receitar antiinflamatórios.


3- TOPADAS

Evite andar descalço e dar uma topada que pode deslocar parte da unha do pé. Tirando proveitos dessa situação, certos fungos se infiltram no local, formando uma cera amarelada, debaixo da unha e esta fica opaca e quebradiça.  Por isso mantenha as unhas cortadas. Nunca passe palitos ou qualquer outro instrumento sob elas, na tentativa de limpá-las.


4- OLHO DE PEIXE

Ele aparece na forma de um espessamento na sola do pé, com um ponto escuro no meio, parecendo um olho. Daí o nome dado. É causado por vírus e associado ao excesso de umidade nos pés. Dói muito quando se pisa no chão.

Prevenção:
- Não use sapatos alheios e sem meias
- Cuidado com águas paradas ao lado das piscinas
- Use seus próprios instrumentos em pedicures

Tratamento: os médicos indicam antimicóticos ou até cirurgia nos casos
mais graves.


5- JOANETES E CALOS

Joanete é uma inflamação da articulação do dedo maior do pé. Aparece mais nas mulheres e é de caráter hereditário. Em casos mais graves é necessário cirurgia.

Os calos mais comuns resultam da fricção da pele com o calçado e da
deformidade dos dedos, que causam hipertensão entre os dedos ou entre eles
e o calçado. As calosidades também aparecem na planta do pé quando há
um aumento de pressão nos dedos por insuficiência muscular, quase sempre
provocado por uso de calçado inadequado (apertados demais).

Precauções: É possível prevenir joanetes e calos, mesmo no caso de quem tem predisposição genética; Os médicos recomendam usar sapatos adequados, confortáveis para os
pés, de bico largo e couro maleável, de modo a evitar a fricção com a pele; Como o pé é a parte do corpo mais castigada e exigida, é preciso proporcionar-lhe o maior conforto possível, usando calçados adequados.


6- MICOSES

Os sintomas mais comuns: vermelhidão, coceiras e descamação. Evite pisar descalço em terra, principalmente onde estejam cachorros e gatos.

Tratamento: secar bem os pés após o banho e usar antimicótico indicado
pelo médico.

> Publicado por Kállita Rodrigues



Comentario Enviado com Sucesso!
Fechar