Som Umadu

Quinta - 21/10/2010 às 13:01

Congelamento Dos Alimentos

Dica De Mulher Do Programa Mulheres Que Deus Usa


    Os alimentos congelados conseguem manter o sabor, a cor, o aroma e a consistência do produto fresco. Além disso, os congelados representam uma verdadeira economia de tempo e de dinheiro, pois você pode diminuir as idas à feira, planejar os dias que vai se dedicar à cozinha e fazer estoques dos produtos da época, que são sempre mais baratos e de melhor qualidade.
    Quanto mais rápido os alimentos forem congelados, e quanto mais devagar eles forem descongelados, melhor será o resultado final.

- Regras básicas para congelar os alimentos:

1. Escolher alimentos de ótima qualidade;
2. Acondicionar com muito cuidado os alimentos a serem congelados e retirar todo o ar de dentro das embalagens, pois o ar prejudica o processo de congelamento;
3. Congelar o alimento após o acondicionamento;
4. Congelar em porções que sejam utilizadas de uma só vez;
5. Conservar os alimentos congelados a uma temperatura de – 18ºC, ou menos;
6. Descongelar os alimentos com cuidado.

- Os alimentos que não devem ser congelados:

Ovo cozido; gema crua; clara cozida ou em neve; maionese;
    E você sabia que os vegetais, incluindo os talos e as folhas, podem ser congelados por um processo chamado branqueamento? Este processo consiste em: mergulhar os vegetais em água fervente, esperar que a água volte a ferver e retirar os vegetais da água fervente procedendo imediatamente ao resfriamento, mergulhando-os em uma vasilha com água gelada. Mas não confunda este processo de branqueamento com a preparação definitiva. O vegetal branqueado não está pronto, mas apenas protegido para uma longa estocagem.

> Por Thaísa Miranda



Comentario Enviado com Sucesso!
Fechar