Discipulado

Domingo - 18/04/2010 às 13:51

Lição 2 - Batismo e Fé

Definições de batismo, fé, ceia e outras informações


I - O BATISMO NAS ÁGUAS: O QUE É?

1 – A palavra “batismo” significa “afundar, submergir”, por isso deve ser feito por imersão, como Jesus e os apóstolos fizeram.
2 – O batismo é um mandamento de Jesus, que precisa ser obedecido por todos aqueles que desejam seguí-lo de verdade – não é uma escolha (Mt. 28:18-20, Mc. 16:15-16).
3 – O batismo é a nossa identificação pública com Jesus. Morremos para a velha vida assim como Jesus morreu na cruz e ressuscitou assim como Ele ressuscitou dentre os mortos (Cl. 2:12). “A prática diária dessa verdade é alcançada através do poder do Espírito Santo quando nos dispomos a dizer “não” às coisas erradas e dizer “sim” ao que aguarda a Deus (Rm. 6:11-14). Uma nova força do Senhor vem sobre nós após o Batismo, tentações e provações vem mas o Senhor nos fortalece pelo poder do Espírito Santo!

II – O QUE É A CEIA? (I Cor. 11:23-30)

É um culto de celebração da obra de Cristo na cruz, onde participamos do pão e do cálice (suco de uva ou vinho) em memória da nova aliança em Cristo Jesus.

Condições para participar da ceia:

“anunciais a morte do Senhor” (verso 24) – ter Jesus como Senhor e Salvador e reconhecer que nossa vitória é fruto do seu sacrifício por nó no calvário;
“examine-se... a si mesmo” (verso 28) – ter vida de santidade e comunhão com Deus;
“discernir o corpo” (verso 29) – ser batizado e Membro do Corpo de Cristo ou seja, estar consciente da seriedade do compromisso que voluntariamente fizemos.

III – O BATISMO

CONSEQÜÊNCIAS:

1 – Assumir um compromisso com Deus. Na cruz, Jesus fez um compromisso conosco. No batismo, selamos publicamente nosso compromisso com Ele. A partir daí dispomo-nos a amá-lo, servi-lo, obedecer a Ele, consagrarmo-nos a Ele em uma vida de santidade, fidelidade, sinceridade obediência total (Mc. 12:30)
2 – Assumimos um compromisso com a Igreja local, nossa comunidade, que é parte do Corpo de Cristo nesta cidade. Deus nos coloca nela e ali assumimos certas responsabilidades e compromissos, como por exemplo:

Submetermo-nos aos presbitérios (pastores) e irmãos que nos ajudam e nos cobrem no Senhor. A obediência traz a benção e a proteção de Deus sobre nossa vida ( Hb 13.17; Rm 13.1-2). Esta obediência deve ser espontânea, de coração, por amor e para o crescimento na vida cristã.
Envolvermo-nos nas reuniões e atividades da igreja, sermos ativos e disponíveis, para que possamos crescer espiritualmente. Cada um faz sua parte para o crescimento da igreja (Ef 4.16).
Relacionarmo-nos com os irmãos, procurar amar, perdoar, ser fiel e amigo, não criticar, não contender nem criar barreiras no coração, mas aceitar e respeitar cada irmão (Ef 4.1-13).
Ajudarmos financeiramente a igreja com nossos dízimos e ofertas. O dízimo é 10 % de nossa renda e é destinado ao sustento dos obreiros, manutenção da Igreja e auxílio aos necessitados (I Co 9.14; Ml 3.8-10). As ofertas são quantias extras dadas com liberalidade e com fé e são destinadas às necessidades naturais da Igreja. Devem ser espontâneas, mas ambas são obrigações nossas (Ag 1.3-10).
Cooperarmos com o trabalho da Igreja, sujeitando-nos aos princípios e sistema de trabalho da mesma, não contradizendo-os maldosamente (Fp 2.2,3).
A benção, a proteção e a vida de Deus vêm sobre nós através do nosso compromisso com o Senhor e com a Igreja (Sl 92. 12-15).

IV – O QUE É FÉ?

Segundo o dicionário significa “confiança na lealdade, no saber, na veracidade de alguém ou de alguma coisa.”
Segundo Donald Gee: “É a qualidade de fé, às vezes chamada por nossos teólogos antigos de fé miraculosa. Um pouco dessa fé divina, que é um atributo do Todo-Poderoso, posta na lama do homem, que milagre pode produzir”.
Conceito Bíblico: Hb 11.1 e 2. Estes textos nos fala da fé e dom da fé. A fé é a convicção ou certeza daquilo que se espera ou de fatos que não vemos. O dom da fé é a manifestação ampliada, sobrenatural da fé cotidiana.

V – A NOSSA FÉ PODE SER AUMENTADA

Se pode ser aumentada, significa também que pode ser diminuída (Lc 17.5). Como então podemos aumentar a nossa fé? A resposta é: buscando conhecer a Deus através de sua Palavra, através de uma vida de comunhão com Ele, mediante a oração, pedindo ao Senhor Jesus para aumentar a nossa fé. Na proporção que alguém se distância de Deus, tende enfraquecer na fé. Uma vez enfraquecido, não sentirá mais alegria nas reuniões da Igreja. O brilho da vida de Cristo vai-se apagando e a pessoa irá se tornando mais e mais apática na vida espiritual.

VI – COMO OBTEMOS A FÉ?

Em Rm 10.14-17 – obtemos a fé por ouvir a Palavra de Deus. Ouvindo a Palavra e fazendo uso da mesma em áreas e circunstância diferentes da vida diária, crescemos na fé. Daí a necessidade do cristão estar em plena comunhão com a Igreja, sendo participante ativo, não apenas mero ouvinte, mas atuante. Aquele que atua, pratica a Palavra, não ficando a nível de mero ouvinte, crescerá na fé.

VII – CARACTERÍSTICAS DA FÉ

Há muita empolgação em nome da fé, sem na verdade haver fé genuína. Isto produz mal testemunho, porque aquilo que não provém de fé é pecado (Rm 14.23).
O Cristão precisa ser cuidadoso em nome da fé, sem ter convicção é o mesmo que cair no perigo indicado em Lc 14.28-30. O texto fala de um homem insensato, imprudente, se tronou alvo de zombaria. Tudo indica que tal homem estava edificando algo em nome da fé, mas não a conhecia verdadeiramente.
Devemos ser cuidadosos na edificação de qualquer coisa na vida cristã, pois caso não lancemos a base correta para a edificação, podemos também vir a ser alvo de zombarias, sendo não só desestimulados, mas levados a “esfriar na fé”.
Vejamos algumas características da Fé:

A fé nos leva a praticar as obras: haja visto que a fé sem obras é inoperante (Tg 2.20). não praticamos obras para alcançar a salvação, mas as praticamos porque somos salvos e a fé nos impulsiona a realizá-las;
A fé nos leva a resistir aos dardos do diabo (I Pe 5.8 e 9);
A fé nos leva a vencer o mundo (I Jo 5.4): é a fé que nos leva à ler diariamente a Palavra, a ter uma vida de oração e jejum regulares, estabelecendo assim comunhão com o Senhor Jesus. Todo este processo contribui para aumentar a fé;
A fé firme, fundamentada, é a base da vida Cristã (I Co 16.13);
A fé nos justifica perante o Senhor (Rm 5.1): uma vez justificados, vivemos pela fé (Rm 1.17).
Sem fé não teríamos a mínima condição para caminhar neste mundo, triunfando sobre os nossos inimigos, pois o mundo jaz nas mãos do maligno (I Jo 5.19). sem a fé não seríamos mais que vencedores.
Todos os personagens citados abaixo exemplos de fé em sua geração. Considerando os seus testemunhos, aprendemos a confiar em Deus.

Vejamos:
1.Calebe (Nm 13.30);
2.Sadraque, Mesaque e Abde-Nego (Dn 3.17);
3.Barnabé (At 11.24);
4.Abraão (Hb 11.8-10).

Muitos cristãos tem procurado agradar a Deus com palavras, com obras, com votos e de várias formas diferentes. Mas a Bíblia diz que precisamos ter Fé, uma fé sincera, ainda que por vezes pequena.
A fé é o firme fundamento, não é qualquer fundamento, mas o fundamento que firma, que estabelece, o fundamento essencial.

Memorize: “Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado” (Mc 16.16). “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessários que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam” (Hb 11.6)

> Missões Semear



Comentario Enviado com Sucesso!
Fechar