Discipulado

Quinta - 04/03/2010 às 22:31

Requisitos Práticos para o Ministrante de Discipulado


TÓPICO ESPECIAL:

Cada pessoa deve ter alguém para ajudá-lo no seu processo de crescimento na vida cristã. Na Igreja, esse papel é atribuído à pessoa do discipulador ou do conselheiro.
O discipulado é o nível mais profundo de aconselhamento, no qual ocorre um compromisso, uma aliança e envolve um  acompanhamento em que o discipulador tem a responsabilidade de ajudar o discípulo a confortar sua vida com os princípios de Deus e a se encaixar na vida da Igreja. Deve acontecer naturalmente, como foi por exemplo com Moisés e Josué, Jesus e os discípulos.

I – PRÉ-REQUISITOS PARA SER UM DISCIPULADOR

Ser batizado, ter feito cursos que ensinam as doutrinas cristãs, ter seu discipulador pessoal, estudar sobre aconselhamento ser discipulado e entender a visão da Igreja e seus princípios práticos de vida diária, estando alinhado com a liderança da Igreja local, mas principalmente, ter maturidade e experiências práticas que o habilitem a ser um modelo, um referencial sadio a ser imitado.

II – OBJETIVOS DO DISCIPULADO

1. Ajudar a ter uma vida de comunhão satisfatória com Deus, através da oração, estudo da Palavra e do relacionamento com a Igreja;
2. Ajudá-lo no seu processo de transformação, mudança e crescimento (Rm 12.1,2);
3. Ajudá-lo a buscar a realização em Cristo nas diversas áreas de sua vida – secular, intelectual, emocional, espiritual etc. Fp 3.13,14;
4. Proporcionar apoio, confiança nas diferentes situações em que ele enfrentar;
5. Levá-lo a se tornar um cooperador no Corpo de Cristo, ajudá-lo a se encaixar, treinando-o e supervisionando-o (Ef 4.11-14).

III CARACTERÍSTICAS DE UM DISCÍPULO (MANIFESTAÇÕES NA SUA VIDA DIÁRIA):

1. Obediência (Jo 8.31);
2. Amor (Jo 13.35);
3. Frutificação (Jo 15.8);
4. Submissão (I Pe 2.13);
5. Oração (I Ts 5.17);
6. Jejum.

O modelo do discipulador é Jesus, que soube amar, investir, acreditar, dar responsabilidades, supervisionar e perdoar. Este é o modelo que devemos procurar diligentemente seguir.

* Memorize: “Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente, não por torpe ganância, mas de boa vontade; não como dominadores dos que vos foram confiados, servindo de exemplo ao rebanho e, quando se manifestar o sumo Pastor, recebereis a imarcescível coroa de glória” (I Pe 5.2-4).

> Equipe Missões Semear



Comentario Enviado com Sucesso!
Fechar