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Quarta - 24/10/2012 às 08:15
Teorias sobre a pregação de Jesus dentro do inferno (I Pedro 3.18 a 20)
Estas são as TEORIAS apresentadas por homens sinceros e estudiosos da Palavra.
Caros alunos do IBAD, abaixo transcrevo teorias sobre I Pedro 3.18 a 20, que traz uma dificuldade bíblica aparente
1 - Jesus foi ao inferno para dar segunda oportunidade aos incrédulos que morreram em iniquidade.
Contradições - Hebreus 9.27 - Lucas 16.26 - Romanos 1.20 - 2.15 - Se as pessoas vissem o trono do julgamento de Deus após a morte, não fariam escolha real e genuína, mas forçada pela prudência de evitar o juízo. Não se pode basear uma doutrina numa passagem obscura e também há o princípio da dupla referência. E o contexto fala de um público limitado - dos dias de Noé.
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2 - Myer Pearlman - que era o cumprimento de profecias - Salmo 16.10 - 49.15.
Jesus desceu ao coração da terra - Mateus 12.40 / Lucas 23.42 e 43.
Que Jesus ali desceu para libertar os santos do A.T. - levando-os consigo para o Paraíso celestial.
“Essa descrição parece indicar que houve uma mudança nesse mundo dos espíritos e que o lugar ocupado pelos justos que aguardam a ressurreição foi trasladado para as regiões celestiais.”
“Desde este acontecimento os espíritos dos justos sobem para o céu”.
Que havia dois compartimentos - Lucas 16. 19 a 31 - os dois morreram - o rico foi para o inferno - Lázaro para o Seio de Abraão.
Que havia dois lugares - um de sofrimento e outro de descanso.
Marco Feliciano, pregador por demais conhecidos entre os evangélicos, tem uma pregação famosa tanto quanto ele - A AGONIA DA CRUZ - que Jesus desceu ao inferno e quebrou as cadeias dos santos que estavam aprisionados - ele popularizou tal doutrina.
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3 - Norman Geisler e Ron Rhodes - Jesus desceu ao inferno entre a sua morte e a ressurreição, não para oferecer segunda chance e nem para libertar os santos do A.T. - que os espíritos em prisão eram seres não salvos - talvez anjos ao invés de seres humanos - para declarar seu triunfo aos espíritos demoníacos ali acorrentados por Deus - desceu, anunciou aos anjos aprisionados a sua vitória sobre a morte e as consequências de seu triunfo, isto é, o julgamento já estava selado.
Que Pedro usa a palavra grega KERUSSÕ - ser arauto, proclamar - diferente de outra expressão grega - EVANGELIZÕ - pregar / evangelizar no sentido de dar oportunidade de escolha, usada acerca das ´boas novas´ proclamadas no Evangelho.
Que são os ´filhos de Deus´ de Gênesis 6.2 - que abandonaram seu estado espiritual e se casaram com mulheres do tempo de Noé - Gn 6. 1 a 4 - que seriam como em Jó 1.6 e 2.1 - que Jesus foi anunciar a vitória aos anjos caídos dos tempos de Noé.
Esta teoria está baseada mais no livro apócrifo judaico - I Enoque - data de 165 a.C - que os anjos caídos coabitaram com as filhas dos homens e geraram os gigantes monstruosos, que posteriormente foram destruídos pelo dilúvio, mas seus espíritos foram deixados livre como demônios para corromper o gênero humano.
Em Mateus 22.30 o Senhor Jesus ensina que os anjos não se casam e são espíritos. E o contexto de I Pedro 3 destaca pessoas hostis a Deus e não demônios ou anjos caídos. Na Bíblia - ´filhos de Deus´ - se referem muitas vezes a homens - Dt. 14.1 - 32.5 - Salmo 73.15 - Isaías 43.6 - Lucas 3.38 - I João 3.1 - ´filhos de Deus´ - se referem à geração piedosa de Sete e ´filhas dos homens´ à geração ímpia descendente de Caim.
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4 - Interpretação Reformada - João Calvino - 1509 - 1564 - “ a descida ao hades foi a experiência das dores do inferno na alma de Jesus, enquanto seu corpo estava ainda pendurado na cruz, especialmente a experiência da ira divina contra o pecado, que ele suportou em lugar dos homens”. Que a alma de Cristo tinha de sentir todos os efeitos do juízo, pois se a alma dele não tivesse sido afetada pelo castigo, seria somente salvação dos corpos”.
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5 - Interpretação analógica - Cristo não desceu ao inferno literalmente - refere-se ao que Cristo fez no âmbito espiritual de existência nos dias de Noé - ou pelo Espírito. Que quando Noé estava construindo a arca, Cristo, em espírito, pregava por meio de Noé, aos incrédulos hostis ao redor dele.
Estas são as teorias apresentadas por homens sinceros e estudiosos da Palavra.
Nós concordamos com o exposto no Livro HEBREUS E EPÍSTOLOS GERAIS - página 127 - 4.2 - A DESCIDA DE JESUS AO HADES