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Sexta - 15/02/2008 às 19:52
A DOUTRINA DA REENCARNAÇÃO
Esta doutrina, ou melhor esta heresia, é originária do hinduísmo e está presente no budismo, jainismo e no sikhismo.
Faz uso da Necromancia (conversa com os mortos).
1 - Esta teoria começou com os Vedas (povo hindu 1500aC), mas ainda mais remota temos a operação de Satanás no jardim do Éden. Ele havia enganado Eva com relação à morte e encontrou nesta passagem uma maneira de enganar o ser humano (morte = separação).
2 – Os Gregos passaram a acreditar nestas besteiras (Sócrates, Platão). Por isso alguns judeus começaram a ter influências destes ensinos.
3 – Anteriormente eles tinham muito claro esta questão (Jó 19.25,26), (2 Sm 12.23)
4 – Os Fariseus acreditavam na reencarnação e isto até atingiu os discípulos de Jesus, mas o mesmo repreendeu este pensamento (Jo 9.1-3).
5 – Nos dias atuais nós temos os cabalísticos (seita judaica)
6 – Existe uma facção do Islamismo que crê na reencarnação (Drusos)
PONTOS CHAVE
Reencarnação: Voltar na carne, transmigração da alma, e metempsicose.
Budismo: Não é necessariamente o morto que volta para reencarnar, mas outra pessoa.
Hare Khrishna: A alma de quem morre pode reencarnar em seres inferiores
Busca da perfeição ou da Salvação
O Carma: A pessoa colhe o que plantou (Princípio hindu da causa e efeito). Esta teoria é aceita pela sociedade em geral. Estamos em um mundo que não deseja ser cobrado. Estão procurando escapar do inferno sem a ajuda de Deus (At 4.12)
O CONCÍLIO DE CONSTANTINOPLA (553 dC)
Definiu como herética esta teoria. Os espíritas dizem que foi neste concílio que os chamados cristãos mudaram a crença e substituíram a palavra reencarnação por ressurreição. Contudo, não cabe aqui a nós dizer que a doutrina da reencarnação não deve ser aceita única e exclusivamente porque contrariaria a decisão num Concílio Ecumênico, mas, sim, se está de acordo com a Bíblia Sagrada, nossa única regra de fé e prática, até porque só é moral e racional o que está de acordo com a Palavra de Deus, vez que a Bíblia é a verdade (Jo.17:17) e a ela se opõe tão somente a falsamente chamada ciência (I Tm.6:20).
Depois deste concílio, o espiritismo ficou praticamente extinguido, voltando mais tarde na pessoa de Allan Kardec (1804-1869)
HELENA PETROVNA BLAVATSKI (1831-1891): Teosofismo (Madras na Índia)
O NASCIMENTO DO ESPIRITISMO COMO CONHECEMOS
1 – Kardec (18 de abril de 1857): Escreve o Livro dos Espíritos
Kardec afirma que os seres humanos nada mais são que espíritos em um invólucro material e que todos os espíritos foram criados simples e ignorantes, devendo, portanto, evoluir para se aproximar de Deus. Esta evolução se dá pela sua necessária encarnação, que tem por objetivo levar cada espírito à perfeição: “…Mas, para chegar a essa perfeição, eles devem sofrer todas as vicissitudes da existência corpórea: nisto é que está a expiação. A encarnação tem ainda outra finalidade, que é a de por o Espírito em condições de enfrentar a sua parte na obra da criação. É para executá-la que ele toma um aparelho em cada mundo, em harmonia com a sua matéria essencial, a fim de nele cumprir, daquele ponto de vista, as ordens de Deus. E dessa maneira, concorrendo para a obra geral, também progride.…” (Livro dos Espíritos, p.135).
Segundo Rivail, a alma que não atingiu a perfeição em sua existência corpórea, tem de reencarnar. “…. Qual é a finalidade da reencarnação? — Expiação, melhoramento progressivo da humanidade. Sem o que, onde estaria a justiça?…” (op.cit., p.156). A reencarnação persistirá até que o espírito se torne bem-aventurado ou puro.
REFUTAÇÃO
1 – Jo 3.1-21 (Palavra grega anesthen – nascer de novo: nascer do alto, nascer de cima, nascer de Deus (operação do Espírito de Deus)
2 – A questão de Elias e João Batista: segundo a doutrina espírita, quando há reencarnação, assumimos um novo corpo, ou seja, as aparências físicas anteriores desaparecem por completo, pois o corpo nada mais é que um invólucro, uma embalagem, que, como matéria, se desfaz. Jamais, portanto, assumimos a aparência física de uma vida anterior, até porque, ensina Kardec, as semelhanças físicas têm a ver com o corpo, jamais com o espírito. Por isso, ao falar das semelhanças físicas e morais, assim se pronuncia Kardec: “…. Os pais transmitem aos filhos, quase sempre, semelhança física. Transmitem também semelhança moral? — Não, porque se trata de almas ou Espíritos diferentes. O corpo procede do corpo, mas o Espírito não procede do Espírito. Entre os descendentes das raças nada mais existe do que consangüinidade…”(op.cit., p.172-3). - Se assim é, caso João Batista fosse o mesmo espírito de Elias que teria reencarnado, como explicar que, no monte da transfiguração, apareceu Elias e NÃO João Batista? Como não temos a aparência de vidas anteriores, segundo o próprio ensino do doutrinador”, a única conclusão possível é de que João Batista NÃO é a reencarnação de Elias.
3 – A questão da seção espírita por Saul: Baseado em Hb 9.27, esta seção não existiu. O diabo tentou enganar Saul.
4 – A Bíblia sempre fala sobre ressurreição e não reencarnação (1 Co 15.44-54), (Cl 2.18; 9.10), (Sl 49.14-20), (Hb 9.27), (Jo 9.3)
5 - A questão da recompensa em outras vidas: (Mt 19.28,29), (Lc 18.29,30), (Mc 10.30).