Artigos

Sábado - 15/03/2008 às 19:52

OS TRÊS SENTIDOS DA PACIÊNCIA


Existe um ditado antigo que fala sobre a paciência de Jó. Você sabe qual foi a forma usada por Deus para fazer Jó ser uma pessoa paciente? Foi o sofrimento. A Bíblia nos diz em Rm 5.3: "E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência". Este é um dos métodos de Deus.

Verificando o conceito de paciência no Dicionário Aurélio, observamos que esta é uma virtude que consiste em suportar dores, infortúnios, etc, com resignação. E a Bíblia nos mostra que existem três sentidos, ou direções em que esta paciência precisa ser manifestada.

O primeiro é a paciência na direção vertical, ou seja, a paciência para esperar a vontade de Deus se cumprir em nossa vida. Abrão teve que esperar 25 anos para ver a promessa de Deus se cumprir em sua vida. (Gn 12-21).

O segundo, é a paciência introspecta, ou seja, precisamos ter paciência conosco. Nós estamos em um processo de aprendizagem contínuo e o Senhor nos faz passar pela "moinha" da provação para que nós aprendamos Dele. E neste contexto, nós também somos tentados quando somos atraídos e engodados  pela nossa própria concupiscência, ou seja, pelos desejos desordenados (Tg. 1.13-16). Quando somos provados é porque precisamos melhorar algo que já está bom, mas a tentação é algo que se colocada em prática, ou seja, se cedermos a ela, estragamos muitas coisas que estão boas. Manchamos o nosso caráter. Para entender o processo de crescimento cristão, precisamos ter paciência conosco e aprender diariamente com os nossos fracassos.

O terceiro é a paciência voltada para os outros, ou seja, para fora. Precisamos ter paciência com as outras pessoas. Cada um de nós tem particularidades e graças ao Senhor, somos diferentes uns dos outros. Paulo escreve aos Romanos no capítulo 15 e versículos 1 a 4: "Mas nós que somos fortes devemos suportar as fraquezas dos fracos e não agradar a nós mesmos. Portanto, cada um de nós, agrade ao seu próximo no que é bom para edificação. Porque também Cristo não agradou a si mesmo, mas, como está escrito: Sobre mim caíram as injúrias dos que se injuriavam. Porque tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança".

Estes são os três sentidos da paciência. Espero que estas palavras ajudem vocês a entender o conceito de paciência e aprender com as suas experiências.

Lembrem-se: "Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais, até ser dia perfeito" (Pv 4.18).

> Leonardo Novais de Oliveira



Comentario Enviado com Sucesso!
Fechar