- - Página Inicial
- Agenda Umadu
- Avisos e Eventos
- Em Que Cremos
- Horários de Culto
- Instituto Bíblico Teológico
- Locais dos Templos
- Localização e Contato
- Missões Semear
- Plano de Deus
- Sobre a Umadu
Artigos
Segunda - 26/05/2008 às 19:52
A VERDADEIRA UNIÃO (Sl 133)
O Salmo 133 está inserido no grupo dos Cânticos dos Degraus, ou Cânticos da Subida, que compreendem 15 salmos(Sl 120 - 134). Acredita-se que estes salmos eram cantados quando os judeus subiam até Jerusalém como peregrinos às festas sagradas.
Este salmo fala sobre a comunhão existente entre irmãos, e o salmista começa o mesmo com uma exclamação pouco percebida pela maioria dos crentes. OH! Esta exclamação é uma expressão de felicidade e traduz algo muito importante: A união.
Quando Deus tirou os judeus da escravidão egípcia (Ex 12)ele deixou claro que eles precisavam ser unidos e obedecer as leis do Senhor para que tivessem êxito em sua jornada (Dt 4.1-8). Era necessário que houvesse um povo unido em torno do Senhor. Deus os guiaria e eles seriam observados pelos povos vizinhos como um povo que tinha algo diferente (Dt 4.7,8).
Os judeus cresceram muito como povo, obedecendo o Senhor e permanecendo em harmonia com os seus mandamentos. Mesmo existindo várias tribos eles tinham um só Deus e seguiam os mesmos mandamentos, ou seja, eram unidos no Senhor.
Após a desobediência de Salomão e sua prostituição espiritual, o povo foi dividido, passando a existir o Reino do Norte e o Reino do Sul. À partir daí veio o declínio moral e social dos judeus. Tanto o Reino do Norte como o Reino do Sul foram feitos cativos de nações pagãs.
Vagaram sem território e sem representatividade até 1948 quando novamente Israel veio a se tornar um estado reconhecido pelas nações do mundo inteiro, mas após todos estes anos eles já havia perdido muito.
Verifiquemos algo muito importante: Enquanto eles eram unidos e viviam debaixo do "favor" do Senhor eles eram prósperos e abençoados, mas à partir do momento em que perderam esta união tudo começou a ruir.
Histórias assim foram vivenciadas pelos maiores governantes no mundo inteiro. Um exemplo claro, foi Alexandre o Grande que conseguiu reunir povos do mundo inteiro, conquistando-os e fazendo com que os mesmos lutassem a seu lado, mas à partir de sua morte o reino foi dividido e anos após esta divisão foram conquistados pelos romanos.
A Bíblia diz que a união é como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla de suas vestes.
Óleo na Bíblia representa a presença de Deus e naquele tempo o sumo sacerdote era ungido para ser "propriedade" de Deus, ou seja, ele era separado para ser usado na obra do Senhor e quando isto acontecia, era derramado sobre a sua cabeça uma botija de azeite, simbolizando que Deus estava sobre ele. Então este azeite descia sobre a barba que era símbolo de idoneidade entre os judeus, e quando o óleo descia sobre a barba simbolizava que o Senhor era quem o tornava idôneo e então descia sobre as vestes. Nas vestes do Sumo Sacerdote estava escrito o nome das 12 tribos de Israel e quando o óleo descia sobre ela simbolizava que através do Senhor, da sua presença, as 12 Tribos seriam unidas. Glória a Deus!
Amados irmãos (ãs), se nós nos entregarmos para o Senhor e deixarmos a sua presença nos preencher, nós conseguiremos manter a nossa união, conseguiremos suportar uns aos outros como Paulo nos recomenda na sua carta aos Colossenses no capítulo 3 e versículo 13. Se nós nos enchermos do Senhor conseguiremos perdoar uns aos outros e viver em união assim como Paulo escreve aos Efésios no capítulo 4 e versículo 32 e então viveremos unidos e abençoados no Nome do Senhor Jesus.
Que Deus vos abençoe ricamente em Cristo Jesus!!!