- - Página Inicial
- Agenda Umadu
- Avisos e Eventos
- Em Que Cremos
- Horários de Culto
- Instituto Bíblico Teológico
- Locais dos Templos
- Localização e Contato
- Missões Semear
- Plano de Deus
- Sobre a Umadu
Artigos
Segunda - 23/03/2009 às 19:52
Três Bênçãos na provação
Para tal estudo bíblico, abra sua Bíblia no Livro de Daniel 3.
O grande soberano da Babilônia, maior império do antigo passado, fez em certa ocasião, uma estátua de ouro, convidando todas as autoridades de seu reino para a consagração religiosa de sua estátua, convocando a todos que se prostrassem diante dela, quando da execução de uma orquestra. Os três jovens judeus, ficaram de pé, quando a ordem era se curvar diante do impressionante ídolo, ao som dos instrumentos, desobedecendo o decreto real. “E qualquer que se não prostrar e não a adorar será na mesma hora lançado dentro do forno de fogo ardente” ( versículo 6 ), esta era a terrível sentença. Eles foram prontamente acusados diante do rei Nabucodonozor, que lhes questionou pessoalmente se era de propósito que eles ficaram de pé e não adoraram, curvados e prostrados ao chão, à estátua que ele construiu, propondo dar-lhes segunda oportunidade. Assim os três homens responderam ao temível rei: “ Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará do forno de fogo ardente e da tua mão, ó rei. E, se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.” ( versículos 17 e 18 ). Com tal resposta contrariando sua soberania de monarca do maior império que já existiu, o rei Nabucodonozor irou-se grandemente, dando ordens que a fornalha fosse aquecida sete vezes mais. E os três homens, cujos nomes babilônicos eram Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, foram lançados e caíram atados com cordas dentro do fogo de fogo ardente.
Tal fornalha representa para nós, nesta dispensação da graça, as provações e aflições desta vida. Todos nós somos provados e enfrentamos angústias, lutas e oposições, conflitos e tristezas de diversos quilates. Na provação melhora-se o que está bom e corrige-se o que está tortuoso. E há pelo menos três bênçãos que aprendemos com o capítulo 3 de Daniel, diante de angustiantes provações.
A primeira é FICAR DE PÉ – Os três crentes não se prostraram, não se curvaram, não envergonharam o Deus de seus pais, não recuaram da fé, não murmuraram. Ficaram de pé na provação. É uma bênção inesquecível ficar de pé por amor do Nome de nosso Deus, da esperança que há em Cristo Jesus! Você fica de pé diante da multidão de sua sala de aula, de seus colegas de trabalho, de sua galera quando está numa festa, e vem a provação diante das oferendas deste mundo tenebroso? Ou você se deixa dominar e se curva às propostas mundanas? Ezequiel capítulo 2 : 1 – “E disse-me: Filho do homem, pôe-te em pé, e falarei contigo”. Amém.
A segunda bênção é que o SENHOR NÃO TE DEIXA SOZINHO nas provações – Daniel capítulo 3 : versículos 24 e 25 – “Não lançamos nós três homens atados dentro do fogo? Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei. Respondeu e disse: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, e nada há de lesão neles; e o aspecto do quarto é semelhante ao filho dos deuses”. Permita-me observar que estes três crentes estavam unidos para entrar na fornalha. Nenhum deles voltou atrás diante da provação. O pregador Moody, do século XVIII, escreveu assim: ´Há amigos que são como um riacho que tem nos fundos de minha casa; no verão, seca e no inverno, congela´. Ou seja, nos dias quentes de aflições desaparecem de nossa casa e nos dias frios das angústias, manifestam-se indiferentes. São poucos, neste dias duros de se viver, os amigos que se unem para entrar junto na fornalha da provação. Está rareando a amizade sem interesses, aquela que entra junto na fornalha da provação. Mas do Senhor Jesus esperamos o contrário: “... e eis que estou convosco todos os dias...’, sim, todos os dias! Nos dias bons e difíceis, nos dias das afrontas e das honras, nos dias de dores e de delícias! Todos os dias e especialmente nos dias das provações. “Quando passares pelas águas, estarei contigo, e, quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti” – Isaias 43.2. Aleluia!
A terceira bênção na provação é que O QUE DEUS FALA NA FORNALHA SOMENTE VOCÊ PODERÁ OUVIR! Que palestra gloriosa o Ser Celestial manteve com os três crentes do capítulo 3 de Daniel. O rei Nabucodonozor observou que lançaram três homens, mas um quarto homem apareceu na fornalha junto com eles e passeavam! Andavam daqui para ali, certamente num diálogo celestial, que o Espírito Santo houve por bem não nos revelar nas Sagradas Escrituras. Como eu gostaria de saber que palavras else trocaram entre si com o quarto homem da fornalha, que sem dúvidas, foi a manifestação gloriosa do Senhor Jesus no Antigo Testamento. Mas o que Deus fala na fornalha da sua provação, somente você poderá discernir! Somente seus ouvidos sensíveis pela prova poderão perceber! Mantenha a comunhão com o Senhor Jesus nos dias espinhosos e você sentirá o perfume de Suas palavras. Glória a Deus! Salmos 29.4 – “A voz do Senhor é poderosa”. Amém! Honra e glória sejam dadas ao nome do Senhor Jesus.