- - Página Inicial
- Agenda Umadu
- Avisos e Eventos
- Em Que Cremos
- Horários de Culto
- Instituto Bíblico Teológico
- Locais dos Templos
- Localização e Contato
- Missões Semear
- Plano de Deus
- Sobre a Umadu
Artigos
Terça - 30/06/2009 às 19:52
Estudo bíblico com os jovens - Sábado - dia 27/06/09
Iniciaremos o nosso estudo baseando o mesmo na palavra de Deus, porque a palavra é uma grande dádiva que Deus tem nos dado, porque nada é maior do que a palavra. Quando lemos Hebreus 11.03 entendemos que tudo foi feito pela palavra de Deus , pois em Gênesis 1 confirmamos que tudo foi feito segundo ela , pois quando Deus falava “haja” tudo se formava , porque haja é a própria palavra.
Leiamos João 1.1-2 que fala: “Que no principio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus”. Logus é uma palavra que vem do grego e que significa verbo. O Senhor Jesus é a palavra e em João 3.16 fala que Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Entendemos que o Senhor Jesus é o dom de Deus dado aos homens, pois todos aqueles que recebem este dom , Jesus, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que crêem nos seu nome João 1.12. Dom significa dádiva e uma das grandes dádivas que Deus tem dado para a sua igreja é o Espírito Santo Atos 2.38. O Apostolo Pedro foi quem disse: “Arrependei-vos , e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados ; e recebereis o dom do Espírito Santo.
A bíblia menciona sobre o Espírito Santo em Provérbios 1.23 “ Convertei-vos pela minha repreensão; eis que abundantemente derramarei sobre vós o meu espírito e vos farei saber as minhas palavras”. Podemos também ler no livro do profeta Joel 2.28 que fala da promessa de Deus sobre o derramamento do Espírito Santo e quando lemos Lucas 24.49 o Senhor Jesus diz que: “Eis que sobre vós envio a promessa de meu pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que alto sejais revestidos de poder”. E no mesmo sentido podemos ler Atos 1.4. Todos nós precisamos da ação do Espírito Santo sobre a nossa vida, pois como poderemos orar pelos enfermos e os mesmos serem curados se não formos cheios do Espírito Santo? Como expulsaremos demônios se não estivermos cheios do Espírito Santo de Deus? Pois quando o Senhor Jesus chamou os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal Mateus 10.01. Os jovens precisam viver cheios do Espírito Santo, a igreja em geral e os obreiros precisam ser cheios do Espírito Santo, caso ao contrário correrão o risco de passar vergonha, leia Lucas 9.1-2. O próprio Senhor Jesus recebeu o Espírito Santo em forma corpórea de pomba Lucas 3.21-22 e os discípulos reunidos no cenáculo foram batizados com fogo Atos 2.3. E porque sobre o Senhor Jesus o Espírito Santo veio em forma de pomba, e sobre os discípulos o mesmo veio como fogo? É porque a pomba simboliza , pureza, candura e Senhor Jesus era puro e não precisava de purificação, mas os discípulos assim como nós precisamos do Espírito Santo como fogo, pois o fogo queima, purifica e quando Ele vem sobre nós é para nos purificar de todas as impurezas.Podemos ler Mateus 3.11
Quando lemos Números 11.16-17 vemos a ação do Espírito Santo na vida de Moisés e este mesmo Espírito foi repartido com os setenta anciãos para que o ajudassem a fazer a obra de Deus. Podemos assim entender que sem a ação do Espírito Santo em nossas vidas, jamais conseguiremos fazer a obra de Deus. Por isso que a igreja precisa de obreiros cheios do Espírito Santo, porque nos nossos cultos pode se apresentar alguém enfermo ou até mesmo endemoniado e precisamos do poder de Deus para que haja milagres e libertação e esses sinais precisam seguir a todos Marcos 16.15-18.
Tem pessoas que sem conhecimento bíblico insistem em afirmar que até as pessoas não crentes podem ser batizadas com o Espírito Santo, mas isso não é verdade pois a palavra de Deus fala que o mundo não pode receber , porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e está em vós João 14.17. E somente o Senhor Jesus que pode batizar com o Espírito Santo João 4.10 o próprio João Batista afirmou que viria um, que batizaria com Espírito Santo e com fogo.
O crente precisa desse revestimento de poder e precisa e deve permanecer cheio do Espírito Santo, porque para sermos usados na obra de Deus é essencial sermos cheios do Espírito Santo , pois na instituição dos primeiros diáconos entre outras qualidades os mesmos precisavam cheios do Espírito Santo Atos 6.3 o diácono Estevão era homem cheio do Espírito Santo Atos 7.55 e assim também Barnabé Atos 11.24.
Chegou a hora de fazermos duas perguntas:
01 - O que é ser cheio do Espírito Santo?
02 - E para que ser cheio do Espírito Santo?
A resposta certa: É para executarmos as obras de Deus. Os jovens precisam de uma unção especial assim também os obreiros pois quando aparecer alguém como Elimas o mágico você deve resisti-lo como Paulo cheio do Espírito Santo o resistiu Atos 13.6-10. A palavra de Deus só poderá ser pregada com ousadia quando estivermos cheios do Espírito Santo, pois moveu-se o lugar onde os discípulos estavam, e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus Atos 4.6-10. E para recebermos o batismo com Espírito Santo, precisamos buscá-lo em oração Atos 1.14.
Falaremos agora sobre os dons Espirituais, lembrando que o verdadeiro dom de Deus vem do alto, para trabalhar o nosso homem interior Efésios 3.16. Quando lemos I Coríntios 12.4 vemos que há diversidade de dons, que poderão ser chamados também de capacitação do Espírito Santo. Entendemos que estão relacionados nove dons, a saber: A palavra da sabedoria, a palavra da ciência, a fé, dons de curar, operação de maravilhas, profecia, discernimento de espíritos, variedade de línguas e interpretação e línguas. Lembrando que a fé além de ser um dom é uma das partes do fruto do Espírito Gálatas 5.22. E a fé é o meio de receber a graça de Deus que é a salvação, a fé é dom de Deus Efésios 2.8 e faz parte dos dons do Espírito e também faz parte do fruto do EspíritoGálatas 5.22. Quando opera para salvação é fé salvadora, nos dons é fé sobrenatural para operação de milagres, no fruto do Espírito esta fé opera como fidelidade.
Os dons são para ornamentar a igreja, não sendo válida a justificativa de alguns , que usando a passagem onde Eliezer oferta jóias à Rebeca Gênesis 24.53, pensam que há ali uma liberação para o uso das jóias , mas por falta de conhecimento não entendem que aquelas jóias simbolizam os dons que são distribuídos para a igreja. Pois Eliezer o servo de Abraão é um símbolo do Espírito Santo e Rebeca é o símbolo da igreja.
O fruto do Espírito, caridade (amor), gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé , mansidão, temperança ou domínio próprio. Sendo que os três primeiros fazem parte nosso relacionamento com Deus, sendo nosso relacionamento vertical, os 03 subsequentes fala do nosso relacionamento com o próximo, fala do nosso relacionamento horizontal e os três últimos fala do nosso relacionamento pessoal. O fruto nasce de dentro para fora mas os dons vem do alto. E a primeira parte do fruto do Espírito é o amor e este amor de Deus está derramado em nossos corações Romanos 5.5.
Temos que buscar os dons e procurar abundar neles I Coríntios 14.12 e sermos perseverantes assim como os discípulos perseveravam em oração Atos 1.14 . Amém